Notícias

Notícias

Artigo de pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) que critica atual gestão da ciência no Brasil é publicado na The Lancet

Texto tem, entre autores, o professor Dr. Bernardo Galvão Castro.

compartilhe

O artigo "Brazilian science under continuous attack" (A ciência brasileira está sob contínuo ataque), de autoria dos pesquisadores eméritos da Fundação Oswaldo Cruz, Renato Sérgio Balão Cordeiro, Samuel Goldenberg e Bernardo Galvão Castro Filho, este último professor titular da Bahiana e coordenador do Centro de Neurociências da instituição, foi publicado neste mês no periódico The Lancet.

Trata-se de uma das mais importantes revistas científicas internacionais sobre medicina com revisão por pares. Publicada pela Elsevier, no Reino Unido, pelo Lancet Publishing Group, é uma das mais antigas revistas médicas do mundo.

Artigo
No artigo, os autores destacam as dificuldades que a ciência e os pesquisadores no Brasil vêm enfrentando na atual gestão do Governo Federal, a exemplo do corte de US$ 110 milhões no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além da retenção de US$ 490 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. "A recente demonstração de desrespeito aos cientistas foi um decreto federal, emitido em 5 de novembro de 2021, revogando o prêmio da Ordem Nacional do Mérito Científico concedido a dois cientistas, Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinicius Guimarães de Lacerda", afirmam os autores em um trecho do artigo.

Leia a versão original da The Lancet disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(21)02727-6/fulltext?fbclid=IwAR3FLYZzKIXFWESyuOciHhixtwjks9xSi6aSwMGtmaHvsrOE-LpR73Poi6c

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS