Notícias

Notícias

Exposição virtual retrata incertezas e medos durante a pandemia

As imagens serão disponibilizadas por meio do perfil pessoal no Instagram do professor da Bahiana Almério Júnior.

compartilhe

Com o objetivo de retratar por meio da arte o cenário de pandemia dos últimos anos, o artista plástico, médico-pneumologista e professor da Bahiana, Almério Machado Júnior, realizará a exposição virtual intitulada “Et Plaga”. A exibição artística acontecerá ao longo do dia 26 de fevereiro, por meio do perfil pessoal no Instagram do próprio professor (@almerioj). 

A exposição foi elaborada a partir da inquietação do médico Almério Júnior, ao pensar em maneiras de revelar o que vivenciou nos últimos anos, tendo acompanhado quase 400 pessoas com Covid-19 e perdido alguns pacientes para a doença. Além disso, em âmbito global, foram registradas milhões de mortes e uma série de dificuldades econômicas e sociais, ao mesmo tempo em que predominavam sentimentos de medo e incerteza. 

“Esse período me marcou muito por conta do sentimento de impotência, quando não haviam tratamentos e os profissionais de saúde precisavam manter o paciente com vida e em condições dignas. Infelizmente, algumas vezes, os esforços não eram suficientes”, destaca o pneumologista. O médico relata que a insegurança social e o sofrimento com o isolamento foram as principais motivações para elaborar a exposição. Por isso, conforme explicou, a maioria dos trabalhos que serão apresentados foram feitos nos anos de 2020 e 2021, inspirados pelo contexto da pandemia.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS