Notícias

Notícias

Bahiana participa do II Maio das PICS

Atividade mobilizou diversas entidades públicas e privadas celebrando a Política Nacional e Estadual das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

compartilhe

Uma extensa programação marcou o II Maio das PICS, ação anual que ocorreu de 23 a 28, com o objetivo de divulgar e fortalecer a Política Nacional e Estadual das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A cerimônia de abertura aconteceu no dia 23 de maio, no auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), com a palestra “Florescer nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS”, apresentada pela professora Dra. Suzi Barboni, da UEFS. A programação ocorreu em formato híbrido, ou seja, em espaços presenciais de promoção à saúde e on-line.

A Bahiana, por meio do seu Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CEPICS), foi uma das entidades participantes do evento que foi organizado pela Rede PICS Bahia, em parceria com a Sesab, com instituições de ensino públicas e privadas, com movimentos populares e outras instituições e entidades do estado da Bahia. Um dos pontos altos do evento foi a palestra "O lugar da Ayurveda no Sistema de Saúde Atual", com o médico e terapeuta ayurvédico Dr. José Ruguê Ribeiro Júnior, transmitida ao vivo pelo canal oficial da Bahiana no YouTube.





Entre os dias 25 e 28 de maio, foram realizadas atividades presenciais nos Campi Brotas e Cabula da Bahiana, a exemplo de oficinas de Kundalini Yoga e Meditação, com a prof.ª Himatdyal Kaur, de Análise de Bioenergética, com a prof.ª Celeste Sá, de Mindfulness, com as prof.ªs Marta Vanessa Souza e Marcela Gonçalves, e da vivência Práticas Corporais Chinesas, com a prof.ª Renata Roseghini. Também foram promovidos atendimentos de Reiki, com a psicóloga Elza Margareth e Heldon Patriarca, de massoterapia, com o prof. João Cardeal, de auriculoterapia, com o Dr. Gerfson Oliveira e a prof.ª Renata Roseghini, bem como a roda de conversa “Cuidados Terapêuticos do Ayurveda”, com Regina Puja Kinzer, que também viabilizou atendimentos na área. A palestra “Saberes não hegemônicos na formação em saúde”, conduzida pelo prof. Gerfson Oliveira e prof.ª Mônica Oliveira, e a palestra “Agricultura Natural em Hortas Urbanas: tecnologia social para cultivar a corporeidade integrativa na educação em saúde”, com o prof. Paulo Rodrigo Aristides, Anderson Murilo de Lima e a Dra. Rarielle Lima, ocorreram no modo on-line e estão disponíveis no YouTube.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

NOTÍCIAS RELACIONADAS