Mapeamento de espécies

Mapeamento de espécies

DENDÊZEIRO

Elaeis guineenses

compartilhe

Nome científico: Elaeis guineenses

Família: Arecaceae

Origem: Costa Ocidental da África (Golfo da Guiné).

Nomes populares: palmeira-de-dendé, coqueiro-de-dendê, dendê, palma-de-guiné, entre outros.

Ocorrência natural: África, Sudeste da Ásia e América (Central e Sul).

Características: é uma palmeira que pode chegar a 15-20 metros de altura. Tronco espesso, escuro, sem ramificações e marcado de cicatrizes deixadas por folhas antigas. Folhas parecidas com uma pluma, levemente arcadas, de 3-4m de comprimento, distribuídas no topo da árvore em número de 30 por coroa. A base das folhas contém espinhos curvados nas margens.

Possui flores pequenas, creme-amareladas, reunidas em espigas que se sustentam em curtos cachos, de aproximadamente 20cm de comprimento, fixados próximos ao tronco, sob a base das folhas. As flores masculinas e femininas são produzidas separadamente na mesma planta. A floração dura o ano inteiro.

Usos: a madeira, resultante dos troncos derrubados e replantios, pode ser transformada em móveis e artesanato. Do fruto, extrai-se odóleos de dendê (azeite e palmiste), utilizado para fins alimentícios, na elaboração de margarinas, gorduras, gelatinas, óleos de cozinha etc.

O dendêzeiro é muito usado na medicina tradicional africana, servindo para tratamento da gonorreia, menorragia e dor abdominal perinatal. Ele ainda é considerado laxante, antiemético e diurético.

Fonte: wikipedia.org/wiki/Dendezeiro; www.umpedeque.com.br; saberhortifruti.com.br/dende/ ; www.ppmac.org/content/dende