XVIII Fórum Pedagógico da Bahiana acontece em formato digital

Evento discutiu o papel da universidade para o fortalecimento da democracia.

O Fórum Pedagógico da Bahiana chegou à sua maioridade com a realização da 18ª edição, que aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto, de forma digital, pelas plataformas Zoom e YouTube. Com o tema "Democracia – Abre as asas sobre nós", o fórum foi coordenado pela reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, e pela supervisora do Núcleo Institucional de Desenvolvimento Docente (NIDD), prof.a  Lígia Marques Vilas Bôas.

O primeiro dia de evento foi aberto com a palestra magna "O papel da Universidade para uma Formação Crítica, Criativa e Democrática”, proferida pelo professor Dante Gallian, da Universidade de São Paulo (USP). Após a fala do convidado, os participantes integraram grupos em oficinas reflexivas, nas quais puderam elaborar perguntas para um posterior debate com o palestrante. Em um segundo momento, já no turno vespertino, foi a vez da pedagoga convidada Rô Reyes trazer a palestra "Em Cena Ação de Aprender", na qual enfatizou a importância da arte no processo de ensino-aprendizagem. A tarde foi finalizada com a realização de oficinas criativas, que ofereceram oportunidade de experiências com diferentes linguagens artísticas.

O segundo dia de fórum trouxe importantes reflexões sobre "Educação, Saúde e Democracia", tema da mesa-redonda que contou com a mediação da Dra. Maria Luisa Cavalho Soliani, com participação da cientista, pesquisadora e professora da Bahiana Jaqueline Goes, do professor visitante da USP e ex-reitor da UFBA Naomar de Almeida Filho e da bailarina e coreógrafa Deborah Colcker. Com transmissão pelo YouTube, a mesa teve intensa participação da plateia via chat. Na ocasião, também foram conferidos os prêmios Borboleguim de Ouro ao professor do curso de Medicina Ênio Ribeiro Maynard Barreto, à assessora pedagógica Jucinara Inácio Menezes e à coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde, professora Mônica Ramos Daltro pelos anos de dedicação ao Fórum Pedagógico e à Bahiana. O encerramento, em clima de celebração, ficou por conta da apresentação musical dos artistas Portella Açúcar, Veko Araújo e da A Outra Banda da ABOCA.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública