Estudante de Psicologia da Bahiana é premiado em congresso internacional

Trabalho recebeu o Prêmio Marie Christine Laznik.

Bahiana Premio Marie Christine Laznik 2022

O trabalho "Riscos à saúde mental de crianças residentes em periferias no contexto da Covid-19: estudo documental", de autoria do estudante Pedro Ian Andrade e da docente Isabella Queiroz, do curso de Psicologia da Bahiana, apresentado na modalidade Pôster, no VII Congresso Internacional Transdisciplinar sobre a Criança e o Adolescente – Novos Horizontes, foi o vencedor do Prêmio Marie Christine Laznik.

O congresso aconteceu de 3 a 6 de agosto, via plataforma Zoom, e reuniu profissionais e pesquisadores em saúde, gestores públicos, historiadores, sociólogos, psicanalistas e demais interessados que estudam, trabalham e/ou produzem em torno da criança e do adolescente.

O pôster foi resultado do trabalho de conclusão de curso do acadêmico, que foi orientado pela professora Isabella Queiroz, também do curso de Psicologia da Bahiana. A pesquisa do estudante investigou o que estava sendo publicado nas revistas Veja e Carta Capital e nos jornais Estadão e Folha de São Paulo sobre as crianças residentes em periferia, no contexto da Covid-19. "Com esse material, ele categorizou os dados e foi observando o que se falava em torno da condição dessas crianças residentes em favela, durante esse período. A partir de então, ele fez uma discussão, com base na psicanálise, sobre os riscos vividos à saúde mental", explica a professora.