Notícias

Notícias

Bahiana realiza Feira Primavera + Saúde

Evento foi direcionado à população com a doença falciforme.

compartilhe

“Avaliação multidisciplinar nos agravos de saúde em diversas faixas etárias de indivíduos com doença falciforme”. Esse foi o tema da “Feira de Saúde Primavera + Saúde – A Bahiana apoia os cuidados frente à doença falciforme”, realizada na manhã do dia 24 de setembro, no Centro Médico da Bahiana Saúde, localizado no Campus Brotas. A ação foi uma iniciativa dos programas de Mestrado em Medicina e Saúde Humana e em Tecnologias em Saúde e dos programas de iniciação científica dos cursos de Medicina e Fisioterapia.

A feira foi realizada com o objetivo de fortalecer o nível de informação de pessoas com doença falciforme, por meio da promoção da saúde, orientações e avaliações dessa população, conscientizando-a sobre o seu quadro clínico, aspectos funcionais e promoção do autocuidado. A programação contou com o acolhimento, coleta de sangue, avaliações da função respiratória, auditiva, nutricional e da capacidade funcional.

"A ideia da feira surgiu de um grupo de pesquisadores com o intuito de dar atenção a esses pacientes com uma visão de um cuidado interdisciplinar", pontua a professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana Cristiane Dias. Tradicionalmente, o programa de pós-graduação participa de ações de pesquisa com caráter social. "É muito importante ter o apoio da Bahiana no sentido de tornar possível essa ação social, porque estamos trabalhando com um público muito carente. Foi uma grande oportunidade que oferecemos para que essa população de poder realizar essas avaliações e, assim, melhorar o seu autocuidado", destacou a coordenadora do Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana, prof.ª Dra. Ana Marice Ladeia.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

NOTÍCIAS RELACIONADAS