Notícias

Notícias

Palestra celebra 60 anos da regulamentação da Psicologia enquanto profissão

A convite da Unisc, coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologias e Intervenções em Saúde discutiu os desafios do processo formativo no ensino superior, sob o prisma da saúde mental.

compartilhe

Monica Daltro Participa De Evento Unisc Psicologia

A coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Psicologias e Intervenções em Saúde da Bahiana, prof.ª Dra. Mônica Daltro realizou, no dia 23 de setembro, a palestra "Saúde Mental: Desafios no Itinerário Formativo do Ensino Superior", na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Gramado. A palestra foi realizada a convite do Mestrado Profissional em Psicologia Unisc, em comemoração aos 60 anos da regulamentação da Psicologia enquanto profissão.

"Quais os desafios do processo formativo, no ensino superior, quando consideramos a saúde mental?". A partir desse questionamento, a professora Mônica ampliou a discussão a respeito do entendimento da saúde mental, sendo esta estabelecida também no campo relacional, cujos modos de viver refletem a condição do modelo de civilização atual.

A professora, pesquisadora e psicanalista, chamou a atenção para o fato de os indivíduos de sociedades ocidentais estarem vivendo um itinerário calcado na medicalização, a fim de corresponderem aos anseios do sistema neoliberal. Em contrapartida e dentro desse contexto, Mônica Daltro propôs que a educação de ensino superior se voltasse para o ato de ensinar e aprender sobre viver coletivamente. Segundo Daltro, a proposta é "ensinar sobre a importância da tristeza, da fragilidade, da impossibilidade de ensinar sobre a vida civilizada".

NOTÍCIAS RELACIONADAS