Notícias

Notícias

Ciência com Acarajé discute ação nociva de agrotóxicos

28ª edição do ciclo de palestras promovido pelo PET-Biomedicina aconteceu no dia 17 de novembro, com transmissão pelo YouTube.

compartilhe

Print Ciencia Acaraje Joice Requiao

"O Agro é Tech, o Agro é Pop, o Agro é Tóxico! A ‘Pandemia’ dos agrotóxicos e seus efeitos na saúde humana". Esse foi o tema da 28ª edição do Ciência com Acarajé, realizada via transmissão ao vivo, pelo canal da Bahiana no YouTube, no dia 17 de novembro. O Ciência com Acarajé é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Biomedicina e tem o propósito de promover discussões científicas, por meio de palestras.

Para falar do assunto, foi convidada Joice Requião, enfermeira especialista em Nefrologia, mestra em Ciências Biológicas e doutoranda em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, pela UNEB, onde é orientada pelo professor Artur Gomes Dias Lima, também docente da Bahiana. Em sua palestra, a pesquisadora apresentou um trecho de sua pesquisa intitulada "Estudo do potencial nefrótico dos pesticidas utilizados por trabalhadores rurais sob exposição ocupacional ambiental”.

Em sua fala, Joice apresentou diversas nomenclaturas de agrotóxicos, revelando que alguns, a exemplo dos "defensivos agrícolas", são utilizados de forma mercadológica para maior aceitação dos consumidores. "Há uma manobra retórica, carregada de intencionalidade de marketing, para ocultar os seus efeitos nocivos à saúde, visando convencer os agricultores de que esses produtos atuam somente para inibir a ação de organismos que possam prejudicar as lavouras", alertou a pesquisadora.



NOTÍCIAS RELACIONADAS