Estudante de Medicina conquista vagas em diversas seleções na Harvard

Camila Verônica Souza Freire também conquistou vagas em dois programas de pós-doutorado na instituição americana.

Camila Veronica Souza FreireA estudante do curso de Medicina da Bahiana Camila Verônica Souza Freire acaba de ser aprovada para o programa de mestrado da universidade americana Harvard T.H. Chan School of Public Health, uma das mais conceituadas instituições de ensino e pesquisa do mundo. Ela também já havia sido aprovada para o programa de pós-doutorado, pela Harvard, no Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), hospital em que fez estágio em 2021, e para o pós-doutorado no hospital-escola Brigham and Women’s Health, também da Harvard. "O pós-doutorado, após a formação em Medicina, foi algo que só aprendi depois de pesquisar muito. É possível fazer pós-doutorado porque medicina é considerado um título de doutor nos EUA, assim como o PhD", explica Camila.

Ela conta que vem se preparando para programas de pós-graduação desde que ingressou na graduação. O estágio realizado em 2021 teve bolsa da Fundação Maria Emília, parceira da Bahiana. "Lá em Boston, recebi cartas de recomendação e fiz networking, ponto essencial para aplicar para as vagas em que fui aceita", conta. A acadêmica destaca a importância de sua formação na Bahiana para as suas conquistas internacionais no campo da pesquisa. "Ter tido professores incríveis e uma educação de referência foi ponto-chave para que eu me destacasse fora do Brasil. Fui muito elogiada durante os estágios, apresentei artigos para os preceptores e residentes em Harvard, e eles ficaram impressionados com o tanto que eu sabia de medicina baseada em evidências (MBE). Tive oportunidade de apresentar e receber prêmio em congresso internacional graças à orientação dos meus professores".

Camila ressalta o currículo acadêmico da instituição, que tem como diferencial a pesquisa e a Medicina Baseada em Evidências, "que coloca a gente de igual para igual com estudantes de Harvard em qualquer oportunidade fora! Além disso, os professores da Bahiana são potenciais mentores: vão além do ensino em sala de aula, se tornam conselheiros, amigos, guias da jornada. Tive sorte de ter mentores incríveis na Bahiana, como Luís Cláudio Correia, Carolina Lins, Rinaldo Barros, Dilton Mendonça e outros".

medicina