Bahiana realiza V Simpósio sobre Cuidados em Saúde com a População LGBTQIAPN+

Evento discutiu a formação do profissional de saúde frente às questões de gênero, sexualidade e bioética.

Abrindo o mês do orgulho LGBTQIAPN+, celebrado em junho, a Bahiana promoveu, no dia 1º de junho, o V Simpósio sobre Cuidados em Saúde com a População LGBTQIAPN+, em formato remoto, com transmissão pela plataforma Zoom. Com o tema "A sua formação capacita você para cuidar dos indivíduos em suas particularidades?", o evento, que é coordenado pelos professores Marlene Barreto e Ricardo Araújo da Silva, ocorre anualmente e é uma iniciativa do componente curricular Saúde Coletiva III, do curso de Odontologia, que abrange os estudantes do 7º semestre, além de ser aberto a toda a comunidade acadêmica.

"Nosso desafio é discutir temas que estão transversalizando o nosso conteúdo, ou seja, não somente discutir cuidados com a população LGBTQIAPN+, mas discutir, também, bioética e uso de substâncias psicoativas. O objetivo é trazer para o centro temas que estão carregados de preconceito, de estigmas e estereótipos, o que vai promovendo um distanciamento das pessoas que precisam do cuidado em saúde", pontuou Marlene Barreto acerca da temática escolhida para o simpósio. "É uma pergunta que sempre fazemos: se a nossa formação nos capacita para cuidar de todas as pessoas", indagou a professora.

A programação contou com a participação de palestrantes convidados, professores, alunos e ex-alunos. "Saúde Integral de Pessoas Transexuais, travestis e não binárias" foi o tema da palestra de abertura proferida pela coordenadora do Ambulatório Transexualizador (HUPES/UFBA) e endocrinologista do Ambulatório Multidisciplinar para Travestis e Transexuais (CEDAP/SESAB), Luciana M. Barros Oliveira. O evento contou também com as falas do recém-graduado em Medicina pela Bahiana e educador da Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM) Nicholas Ponso, sobre gênero e sexualidade, além de palestras dos dois coordenadores sobre o atendimento odontológico à população trans e questões relacionadas à bioética.