Centro de HTLV da Bahiana recebe visita técnica do Pará

A comitiva veio conhecer as experiências do Centro de HTLV/Neurociências, referência na assistência, ensino e pesquisa voltada para o cuidar dos cidadãos com HTLV.

Noticia Centro Htlv Visita Ufpa

Profissionais da área de saúde que realizam pesquisa e ações de combate ao HTLV no Pará realizaram uma visita técnica, no dia 31 de maio, ao Centro de HTLV/Neurociências da Bahiana, referência em pesquisa e tratamento da doença. Participaram da visita Lorena Caldas e Cíntia Aben-Athar, médica e enfermeira, ambas do serviço de atendimento à pessoa vivendo com HTLV da Universidade Federal do Pará (UFPA), e o diretor de Vigilância em Saúde do município de Castanhal (PA), Herlly Eleres. Além deles, Carla Bressy, referência técnica em HTLV na Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia.

A comitiva foi recebida pelo coordenador do Centro de HTLV/Neurociências da Bahiana, Dr. Bernardo Galvão, acompanhado das professoras Aidê Nunes e Thessika Hialla. Na ocasião, os visitantes conheceram um pouco da história do Centro de HTLV, a sua estrutura, o fluxograma de gestão do cuidar integrado, e puderam compreender a importância do envolvimento dos discentes por meio de Projetos de Extensão, além da relevância da parceria com a Associação HTLVida para o êxito das atividades da unidade.

A professora Aidê Nunes também apresentou o Projeto de Extensão Mentores da Saúde, uma experiência da University of British Columbia-UBC/Canadá na Bahiana, tendo como referência o Centro de HTLV, por meio do qual 15 discentes de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Medicina vivenciam experiências coordenadas pelos cidadãos com HTLV, matriculados em nosso Centro. “Para nós, dividir conhecimentos e experiências é sinônimo de somar. Ganhamos todos nós e, sobretudo, a pessoa que vive com HTLV”, declarou prof.ª Aidê Nunes.