Protagonismo Juvenil Quilombola em Cena

Franciele Na Onu

Única quilombola nordestina a participar do Curso de Capacitação em Direitos Humanos promovido pelo Programa de Alto Comissariado das Organizações das Nações Unidas (ONU), Franciele Silva, de 24 anos, estudante de Direito da Universidade Federal da Bahia, foi uma das dez selecionadas para o curso que conta, ainda, com a participação de indígenas e outras quilombolas do Brasil.

Desde 2019, Franciele faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa de Extensão "Bahiana em Defesa da Vida", uma parceria entre a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e a Associação de Remanescentes do Quilombo Rio dos Macacos, localizado no município de Simões Filho/BA.

Franciele representa a juventude na associação de moradores e nos últimos anos tem atuado no Projeto Emancipação e Protagonismo Juvenil Quilombola, com intuito de incentivar o fortalecimento da identidade e da cultura através das dimensões históricas, sociais, étnicas e raciais do Quilombo Rio dos Macacos, bem como despertar o senso crítico e o empoderamento. Atualmente é uma das articuladoras de campo da pesquisa "Condições de vida e saúde de comunidades quilombolas da Bahia e Sergipe", uma parceria do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia, com a Escola Bahiana e a Universidade Federal de Sergipe.

A participação de Franciele na atividade da ONU representa não apenas uma conquista individual, mas sim uma vitória coletiva da comunidade que há décadas enfrenta um complexo contexto social, político, sanitário e de violação dos direitos humanos. Desejamos sucesso em sua caminhada e que este curso possa potencializar a luta da associação contra a situação de vulnerabilidade social e exclusão no acesso às políticas públicas.