Fisioterapeuta egresso da Bahiana é convocado para integrar a equipe técnica da Seleção Brasileira de Futebol

Adonai Dias já passou por times, como o Esporte Clube Vitória, Atlético Paranaense e Cuiabá.

Fisioterapeuta Adonai Foto Acervo Pessoal

O ex-aluno do curso de Fisioterapia da Bahiana Adonai Dias acaba de ser convocado para fazer parte de uma das principais equipes de futebol do mundo: a Seleção Brasileira de Futebol. O ex-aluno concluiu a sua graduação na Bahiana, em 2017.1, e, logo em seguida, foi para São Paulo, onde realizou a sua residência e o mestrado. Adonai conta que a primeira convocação para atuar em âmbito nacional foi para compor a equipe técnica de preparação da Seleção Sub-20 e, neste ano, já havia sido convocado novamente também para a Seleção sub-15, na preparação para o Copa 2 de Julho de Futebol, que será realizado em Salvador, no final deste ano.

Após sua estada em São Paulo, Adonai passou a integrar as equipes do Esporte Clube Vitória, Atlético Paranaense e, atualmente, está como fisioterapeuta do Cuiabá. "Para ser convocado para a Seleção, muitas variáveis entram em jogo. Você precisa ter uma boa trajetória no futebol e ter boas indicações. Na primeira convocação, tive muitas indicações de profissionais de saúde do clube no qual eu atuava e de outros clubes. Aí, a CBF começou a observar o meu trabalho, surgindo, então, as convocações. É uma experiência única. Quem trabalha com esporte de alto rendimento tem esse sonho". Ele conta que, em seu último dia de aula na Bahiana, durante a Aula da Saudade, teve a atividade de colocar no papel seus objetivos de vida pessoais e profissionais. "Uma das metas que coloquei foi chegar à Seleção Brasileira de Futebol. Eu consegui chegar um pouco mais cedo do que imaginava, pois tinha colocado 2025", conta o fisioterapeuta.

"Não tenho dúvidas de que a Bahiana foi uma das escolhas mais acertadas da minha vida. A Bahiana me preparou muito como profissional e como indivíduo, porque, além de ser uma instituição muito forte em nível acadêmico, prepara você para a vida. Devo muito à Bahiana”, declara. Adonai conta que, quando cursava o 2º ano colegial, começou a pesquisar as instituições que ofereciam o curso de Fisioterapia. “Encontrei a Bahiana e me encantei com o processo seletivo, com a metodologia ativa, então pensei: ‘Eu quero Fisioterapia e quero me formar pela Bahiana’. Graças a Deus, consegui passar e entrar na Bahiana, que me desenvolveu muito mesmo. Hoje, tudo que estou conquistando, em nível profissional, eu devo à Bahiana".