PET Gestão e Saúde encerra suas atividades com a entrega de produtos para unidades públicas de saúde municipais e estaduais

Programa teve gestão do curso de Enfermagem e contou com estudantes e docentes de todos os cursos da Bahiana.

Promover a educação permanente em saúde por meio da integração ensino-serviço-comunidades e gestão, visando qualificar a assistência e a gestão e contribuir na formação de novos profissionais para o SUS. Esse foi o objetivo do Programa de Educação pelo Trabalho - PET Gestão e Assistência, encerrado na última segunda-feira (31), uma iniciativa da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizada pela Pró-reitoria de Extensão, em parceria com as secretarias Estadual e Municipal de Saúde e Ministério da Saúde. O programa foi apresentado para os novos estudantes de graduação de todos os cursos da Bahiana, no primeiro dia de aula do semestre 2023.2. Com duração de um ano, o PET Gestão e Assistência atuou com a participação de estudantes e professores da Bahiana e servidores públicos, em unidades públicas de saúde nos âmbitos municipal e estadual.

Além das práticas de gestão e assistência, o programa possibilitou a entrega de um produto que proporcionasse melhorias a cada unidade participante. Ao Hospital Municipal de Salvador foi entregue um protocolo de atendimento para casos de AVC e sepse; à Diretoria de Atenção à Saúde foi entregue um fluxograma de atendimento a pessoas com doença falciforme nas UPAS e à Diretoria Geral de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Gestão foi destinado um protocolo pedagógico de inovações em Educação Permanente em Saúde. No âmbito estadual, foram desenvolvidos como produtos uma ação de Educação e Saúde e um curso de auriculoterapia para o atendimento a pacientes do CICAN e uma ação de Educação e Saúde para gestantes com anemia falciforme da Maternidade José Maria de Magalhães Neto.

“O programa me desenvolveu bastante como enfermeira, porque eu tive contato direto com o hospital. Creio que vá contribuir muito no futuro”, relatou a estudante do 5º semestre do curso de Enfermagem Gabriela Barbosa. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem Rosicleide Araújo Freitas Machado, o programa pretende levar aos estudantes uma formação para o mundo do trabalho. “O PET proporciona uma aproximação do estudante com o SUS, para que ele desenvolva atitudes e habilidades tanto relacionais, quanto de conhecimento científico. Eles tiveram muitos ganhos a partir de uma prática interprofissional, porque eles trabalharam entre pares e com seus professores e os tutores das unidades parceiras que eram de categorias diversas”. A coordenadora do PET, Prof. Lavínia Boaventura pontuou os ganhos ao longo do programa. “É um grande desafio levar o estudante a perceber a grandiosidade do SUS e a sua importância para a saúde das populações brasileiras. Outro ganho foi a sensibilização para o trabalho em equipe, um trabalho para o SUS, pensando em atender a realidade dessas populações”.

Encerramento do Programa de Educação pelo Trabalho - PET Gestão e Assistência