Programa Mentores da Saúde tem encerramento no Campus Brotas

Iniciativa é resultado de parceria com a University of British Columbia (UBC), do Canadá.

Palavras, como "escuta", "acolhimento", "protagonismo" e "cuidado", permearam o I Simpósio – evento de partilha e síntese do Programa de Extensão Mentores da Saúde UBC/Bahiana, que aconteceu no Campus Brotas, na tarde da última quarta-feira, 23 de agosto. O encontro marcou o encerramento das atividades do projeto piloto que seguiu o modelo implantado e realizado pela University of British Columbia (UBC), do Canadá, e que está sendo reproduzido na Bahiana, por meio do Núcleo de Relacionamento Acadêmico Internacional e de Internacionalização (REAI).

O programa constitui-se numa experiência educacional única, na qual equipes de estudantes de diferentes cursos de graduação da Bahiana aprendem juntos, tendo como mentor de saúde uma pessoa que convive com uma condição crônica. No caso desse projeto piloto, os mentores de saúde foram integrantes da Associação HTLVida. Para Adijeane Oliveira, fundadora da entidade e mentora de saúde no projeto, "foi uma experiência muito importante, porque deu oportunidade de a gente ser ouvida, falar como a gente quer ser cuidada. Porque precisa ser um cuidado escutado. É preciso olhar para as pessoas que convivem com o HTLV de forma mais ampliada, mais multiprofissional. Valdemar Ferreira Viana Neto, estudante do 5º semestre de Psicologia, também valorizou o exercício da escuta proposto pelo programa. "É importante ampliar a nossa escuta e tentar entender de onde esse paciente vem, qual a necessidade dele. Porque, às vezes, a necessidade é ser escutado", declarou.

O olhar multiprofissional também foi explorado na perspectiva dos docentes que integraram o projeto coordenado pela professora de Enfermagem Aidê Nunes, tendo como vice-coordenadora a professora Selena Dubois e como pesquisadora e integrante do grupo gestor a professora Milena Lisboa, do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Psicologia e Intervenções em Saúde, além de ter como professores  consultores Maria Antonieta Araújo (REAI), Bernardo Galvão e Fernanda Grassi. "O objetivo principal desse projeto foi fomentar o cuidado interprofissional centrado na pessoa, tendo como protagonista o paciente que, no caso, ocupa o lugar de educador mentor", declarou Aidê Nunes. O projeto Mentores da Saúde será realizado novamente. Em breve, serão abertas novas inscrições.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública