Bahiana recebe estudantes da universidade colombiana Juan N. Corpas

Atividade integra programa de internacionalização da instituição.

Trocas variadas de conhecimentos, sejam científicos, culturais ou comportamentais. É dessa forma que se pode compreender o fundamento da atividade de intercâmbio que, cada vez mais, vem crescendo na Bahiana, graças ao fomento a parcerias interinstitucionais promovido pelo Núcleo de Relacionamento Acadêmico Institucional e Internacionalização (REAI). Dentro dessa perspectiva, a Bahiana está recebendo, desde o dia 31 de outubro, um grupo de 11 estudantes e uma docente do curso de Medicina da Universidade Juan N. Corpas, da Colômbia. No dia 1º de novembro, eles participaram de um encontro com o grupo de pesquisa de Doenças Cardiovasculares, liderado pela professora Ana Marice Ladeia, coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana.

Na ocasião, os dois grupos apresentaram suas respectivas pesquisas, sendo que os acadêmicos colombianos trouxeram o conceito da Salutogênese e a construção de um mapa de ativos para entender as ações que as comunidades têm em seu dia a dia, em termos de alimentação. Por sua vez, o grupo de pesquisa da professora Ana Marice apresentou uma pesquisa sobre a relação da alimentação com as doenças cardiovasculares em uma comunidade do sertão baiano.

Ao longo da visita que segue até o dia 10 de novembro, os visitantes vêm realizando uma programação intensa entre visitas técnicas ao Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP), parceiro da Bahiana e campo de prática do curso de Medicina, encontros com grupos de pesquisa, realização de workshops e outras atividades acadêmicas. "Esta é uma iniciativa muito importante, do ponto de vista da internacionalização, porque recebemos estudantes de outra nacionalidade para conhecer o que estamos fazendo em termos de pesquisa e conhecemos o que eles estão pesquisando. Esses encontros permitem que desenvolvamos, posteriormente, trabalhos em comum, pois temos temas de pesquisa em comum", pontuou Dra. Ana Marice Ladeia.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública