Notícias

Notícias

XVII Jornada de Enfermagem discute a importância da comunicação

Evento é o VIII Encontro de Egressos do curso de Enfermagem da Bahiana.

compartilhe

"A Comunicação Afetiva e Efetiva no Cuidado de Enfermagem". Este foi o tema da XVII Jornada de Enfermagem da Bahiana que aconteceu nesta terça-feira, dia 13 de maio, no Campus Cabula. O evento reuniu estudantes, professores e profissionais da enfermagem, além de representantes de entidades, como ABEM e COBEM. A programação teve início com uma homenagem ao centenário do prof. Dr. Humberto de Castro Lima, com a participação da reitora da instituição, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, a pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, Dra. Maria de Lourdes Freitas Gomes, e a coordenadora do curso de Enfermagem da Bahiana, prof.ª Dra. Rosicleide Araújo Freitas Machado. O evento contou com a coordenação da professora Cristiane Magali em conjunto com uma comissão docente e discente e abarcou o VIII Encontro de Egressos do Curso de Enfermagem da Bahiana.

A programação acadêmica, que seguiu durante todo o dia, teve início com a palestra magna "Comunicação afetiva e efetiva no cuidado de enfermagem", ministrada pela Dra. Maria Júlia Paes da Silva, considerada uma das maiores especialistas em comunicação e humanização na enfermagem e no Brasil. "A comunicação é um pilar fundamental da profissão da enfermagem. A importância de trazer esse tema para a jornada é trazer sentido para os alunos que essa comunicação não precisa ser somente efetiva, tem um paralelo com a efetividade, porque temos que levar em conta a segurança do paciente, mas ela precisa ser afetiva, precisamos ter também esse elo com nossos pacientes", declara a prof.ª Rosicleide ao justificar a escolha do tema. Helena Pina, estudante do 7º semestre do curso de Enfermagem da Bahiana, achou muito importante a escolha do tema em relação ao atual momento da área de saúde, na sociedade. "É muito importante a gente trazer essa comunicação para os pacientes e para os profissionais de saúde, principalmente ao que se refere à segurança, a trazer uma saúde mais humanizada. Introduzir isso já na graduação, para nos tornar profissionais que nos comuniquemos, bem é muito importante", declarou a acadêmica, garantindo que vai buscar aplicar o aprendizado já no estágio extracurricular que realiza no Hospital Português.

Para a prof.ª Cristiane Magali, a jornada de Enfermagem é um momento que marca a celebração de uma profissão que, muitas vezes, não tem o seu justo reconhecimento. "Falar sobre comunicação, vindo desse campo da enfermagem, não poderia ser diferente. Por que não envolver a comunicação no pertencimento do afeto que é afetar, afetar-se enquanto se exerce a profissão? O quanto de afetividade nutrimos por existir enquanto enfermeiras? O quanto essa luta é um contínuo para existir na sociedade que não compreende completamente o nosso papel e que não valida financeiramente, na reciprocidade, essa profissão? Mas precisamos, de fato, nos afetar a cada dia pra validar o quão sentimos ser importante o cuidado da enfermagem e que, ao se afetar, afeta o outro de forma positiva implicando na presença, no pegar numa mão, no olhar nos olhos", pontuou a coordenadora do evento.

XVII Jornada De Enfermagem Da Bahiana

XVII Jornada De Enfermagem Da Bahiana

NOTÍCIAS RELACIONADAS