Notícias

Notícias

Bahiana reduz jornada de trabalho sem corte salarial

Iniciativa reforça compromisso com saúde e bem-estar de colaboradores.

compartilhe

A partir de julho de 2025, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública implementará uma mudança histórica em sua política de gestão de pessoas: a redução da carga horária semanal de trabalho de seus(as) colaboradores(as), de 44 para 40 horas, ou seja, passará a operar em regime 5x2, sem redução salarial. A medida consolida o pioneirismo da Bahiana no setor educacional e de saúde e reforça o compromisso da instituição com o bem-estar, a valorização humana e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Segundo Mariana Soliani, diretora Administrativa da Bahiana, com essa nova política, a Bahiana espera ampliar a satisfação e o engajamento dos(as) colaboradores(as), promover o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e potencializar a qualidade dos serviços oferecidos. "Resolvemos adotar a escala 5x2, prezando pelo bem-estar e qualidade de vida do colaborador. Desejamos que ele consiga aliar o trabalho à vida pessoal. E a gente concorda que essa escala 6x1 é, de fato, muito puxada. As pessoas ficam sem tempo para elas e para a família delas. Além disso, hoje há uma preocupação muito grande com a saúde mental", declara Soliani, enfatizando que há também uma congruência com a nova legislação NR1, que passou a admitir questões de saúde mental como doença ocupacional.

As políticas de valorização dos colaboradores instituídas pela Bahiana são desenhadas para promover desenvolvimento, saúde, bem-estar e segurança psicológica no ambiente da instituição. Entre os pontos fortes, Mariana Soliani destaca um pacote de benefícios que traz uma série de flexibilizações que sustenta o apoio à família – ampliação de licenças, maternidade/paternidade entre outras, redução de jornada para mães que têm crianças com até 1 ano de idade, liberações de horas no mês para acompanhamento médico de filhos menores e pais idosos, orientação financeira, entre outras vantagens que permitem o acolhimento necessário aos nossos colaboradores nos momentos que mais precisam. Com relação à atenção à saúde do colaborador, há ainda o programa Bahiana da Família, que realiza um acompanhamento personalizado e multidisciplinar em saúde, com foco na atenção primária, na prevenção e no cuidado integral das pessoas. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS