Notícias
01/07/2025
O desenvolvimento de uma política que valoriza a diversidade, por meio de um conjunto de iniciativas inclusivas levou a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública a ser um dos destaques nacionais no Ranking GPTW Diversidade nas categorias Étnico-Racial, com 2º lugar; LGBT+, com o 7º lugar; 50+, com o 8º lugar e Mulher, com a 14ª posição. A premiação aconteceu no dia 24 de junho, em São Paulo. A instituição foi representada por Louise Tango, supervisora de Desenvolvimento de Pessoas. "A conquista da Bahiana no GPTW Diversidade 2024 representa um marco importante na nossa trajetória institucional. Pela primeira vez, fomos reconhecidos nacionalmente em quatro categorias, o que reforça o nosso compromisso com a promoção de ambientes inclusivos, respeitosos e equânimes", declara Allana Machado, gestora de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas.
Segundo Allana, os resultados deste ano refletem uma evolução constante da instituição que, em 2022 ocupou o 22º lugar no ranking Mulher e agora alcançou a 14ª posição. O crescimento se reflete em todas as categorias. No ranking LGBTI+, a instituição passou da 20ª posição para o 7º lugar. "Avançamos significativamente no ranking Étnico-Racial, do 15º, em 2023, para o 2º lugar, em 2024; e do 9º para o 8º lugar no ranking 50+. Esses avanços são fruto de uma estratégia institucional que coloca as pessoas no centro das ações e reafirmam a Bahiana como referência nacional em diversidade e inclusão. É um orgulho imenso fazer parte de uma instituição que valoriza as pessoas, respeita as diferenças e vive, no dia a dia, uma cultura verdadeiramente inclusiva.”
A gestora ainda explica que as premiações refletem as diversas iniciativas estruturadas e contínuas. Entre as principais ações, destacam-se a implantação do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) e dos Grupos de Afinidade. Também são iniciativas inclusivas as atividades da Formação Trilhas Educativas, que são ações de sensibilizações, rodas de conversa e letramentos para novos(as) integrantes, lideranças e equipes sobre vieses inconscientes, racismo estrutural, comunicação inclusiva e práticas antidiscriminatórias. No que tange à sua política de recrutamento inclusivo, a Bahiana faz uso de inteligência artificial na triagem de currículos e ações afirmativas para ampliar a representatividade nos processos seletivos. A instituição ainda conta com o Programa Trainee para Diversidade, Ambulatório de Endocrinologia para Pessoas Trans e o Programa MEDI+, que oferece acesso gratuito ao curso de Medicina da Bahiana, com todo o suporte necessário até a sua formatura para alunos(as) egressos(as) de escolas públicas e de baixa renda, podendo transformar o futuro desses jovens.
Notícias
Cerimônia de premiação aconteceu na manhã desta terça-feira (17), no Hotel Quality & Suítes, em Salvador.
25/06/2025
Notícias
Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens 2025.1
27/03/2025
Notícias
Premiação consagra a instituição como um lugar de excelência para trabalhar.
16/10/2024