Pesquisa e Inovação

Pesquisa e Inovação

Bahiana celebra conquista de certificação internacional em Estomaterapia

Entrega dos certificados da WCET reforça a internacionalização da Bahiana e o reconhecimento global da formação em Estomaterapia.

compartilhe

O programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizou, na última sexta-feira, 19 de setembro, a cerimônia de entrega oficial da certificação internacional da World Council of Enterostomal Therapists (WCET) aos alunos das três primeiras turmas da Especialização em Enfermagem em Estomaterapia.

O encontro, que foi liderado pela pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu da Bahiana, Dra. Maria de Lourdes Freitas Gomes, aconteceu em formato híbrido, sendo presencialmente realizado na sala 306 do Pavilhão III, no Campus Brotas e via sessão on-line pelo Teams, reunindo alunos, docentes e representantes da área. A solenidade seguiu a orientação da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST), responsável por chancelar a entrega dos certificados no Brasil. “A certificação internacional da WCET representa um importante reconhecimento da qualidade da nossa formação e reforça o compromisso da Bahiana com a excelência acadêmica. Esse avanço amplia as perspectivas de atuação dos nossos especialistas e fortalece a inserção da instituição em redes globais de conhecimento e cuidado em saúde", declarou a pró-reitora.

Para a gestora do Núcleo de Relacionamento Institucional e Internacionalização (REAI) da Bahiana, Antonieta Araújo, a certificação WCET mostra a força da política institucional de internacionalização. “Antes, a internacionalização era fazer um intercâmbio. Hoje, é muito mais que isso. Temos um portal, onde é possível a troca de conhecimento, troca de saberes. Temos um conselho internacional dando essa acreditação aos certificados de especialistas, que significa que existe um protocolo mundial e que estamos formando pessoas dentro dele. Então, a internacionalização nos permite sair de nossa bolha e poder dialogar com colegas de vários países, numa mesma plataforma, e esse conhecimento chegou até aqui para esta área da Estomaterapia”, afirmou Araújo.  

Certificação Internacional em Estomaterapia

Certificação Internacional em Estomaterapia

NOTÍCIAS RELACIONADAS