Notícias

Notícias

Bahiana recebe Selo de Instituição Socialmente Responsável da ABMES 2025/2026

Certificação concedida pela 15ª vez consecutiva reconhece ações sociais, projetos de extensão e pesquisas voltadas ao fortalecimento do SUS e à formação humanística em saúde.

compartilhe

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública recebeu, pela 15ª vez consecutiva, o Selo de Instituição Socialmente Responsável, agora com validade 2025/2026. A certificação, concedida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), reconhece as entidades que desempenham ações e políticas de impacto positivo social, nas comunidades onde estão inseridas.

Desde a sua fundação, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública tem se destacado pela implementação de iniciativas voltadas tanto para o atendimento das populações em situação de maior vulnerabilidade quanto para o desenvolvimento de pesquisas científicas direcionadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A responsabilidade social está presente em todas as ações da Bahiana, refletindo-se, sobretudo, no compromisso com a formação de profissionais qualificados, éticos e orientados por uma visão humanística do cuidado em saúde.

A exemplo dessas ações e políticas, destacam-se os programas socioambientais “Zero Cárie”, “Primeiros Socorros para Todos”, “Cuidando com a PICS”, "Centro de Atenção a Juventudes", "Redes Candeal" e "Extensão Bahiana em Defesa da Vida". Dentro de sua formação humanística, a instituição desenvolve, junto aos alunos, os programas de formação "Orientações e Exercícios Domiciliares para Pessoas com HAM/TSP", "Enfermagem Cuidar Faz Bem" (realizado em seus diversos ambulatórios) e os programas de Educação para a Saúde/Interprofissionalidade e de Educação Tutorial – PET Odontologia e Educação Tutorial – PET Biomedicina. A Bahiana ainda realiza os projetos "Primeiros Socorros para Todos", "Feira de Saúde Cuidar Faz bem", "Projeto Olhar (TE) – Olhares de Arte para a (In)sanidade", "Projeto Laboratório de Práticas Clínicas de Acolhimento Psicológico no contexto da Covid-19" e o "Projeto de Extensão em Práticas clínicas em Ginecologia Infanto Juvenil Ambulatorial".

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS