Programa de Mobilidade

Programa de Mobilidade

Bahiana Banner Novo Site Bahiana Student


Sabia que, se você for aluno(a) de graduação ou pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Bahiana, você tem a possibilidade de estudar ou de ser aluno(a) visitante de pesquisa em universidades de outros países?

Esse movimento, também denominado de mobilidade, pode ser feito como estudante de intercâmbio ou como estudante independente (free-mover student). Vamos ver a diferença dos programas disponíveis para essas duas categorias:


Programa para estudantes de intercâmbio

O programa de intercâmbio é oferecido por universidades parceiras da Bahiana, por meio de acordos bilaterais. Esse programas é chamado de “intercâmbio”, pois tanto estudantes da Bahiana podem estudar nas universidades parceiras como estudantes dessas universidades podem estudar em qualquer um dos cursos da Bahiana, sem qualquer custo adicional para ambos. Os estudantes devem, no entanto, cumprir suas obrigações com a instituição de origem, durante o período do intercâmbio.

As vagas para estudantes de intercâmbio da Bahiana são disponibilizadas pela instituição parceira, no primeiro quadrimestre de cada ano, e informadas ao REAI. O preenchimento dessas vagas se dá por um processo de seleção publicado em edital, cujos critérios de participação e de classificação são definidos pelas coordenações de curso e validados pela Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu.

Os editais para as vagas de intercâmbio ficam disponíveis na página do REAI, na seção OPORTUNIDADES, e são divulgados por nossas newsletters para a comunidade acadêmica.



Programa para estudantes independentes (free-mover students)
De uma maneira global, as instituições de educação superior de diversos países oferecem programas para estudantes visitantes internacionais na categoria free-mover, os quais não dependem de um acordo prévio com a Bahiana.

Em função disso, tais programas, na maioria das vezes, têm um custo para o/a estudante, o qual varia de acordo com cada universidade.

Os programas para estudantes free-movers ficam descritos nos sites oficiais das universidades. Para obter êxito em suas buscas, o/a interessado/a precisa dedicar um tempo para navegar nos sites das instituições de seu interesse.

Nessa categoria, situam-se os/as estudantes visitantes de pesquisa que podem encontrar muitos programas de curta duração para estudantes internacionais. A maior parte dos programas de mestrado e doutorado oferece essa oportunidade, com taxas de inscrição que valem muito a pena.



Informações importantes para estudantes de todos os programas de mobilidade

  • Se você pretende realizar um período de mobilidade enquanto estiver matriculado(a) na Bahiana, deve começar a fazer suas pesquisas de informações com antecedência de 12 a 15 meses.
  • Não é possível efetuar o trancamento da matrícula para qualquer tipo de mobilidade, seja ela um intercâmbio ou uma mobilidade como estudante independente. As instituições de educação superior, de uma forma global, exigem a comprovação desse vínculo.
  • Para que haja aproveitamento de estudos realizados no período de mobilidade, é necessário que a matrícula como estudante tenha estado ativa nesse período, sem o trancamento do semestre.
  • Ao planejar a sua mobilidade em um dos programas, antes da sua inscrição, o(a) aluno(a) deve procurar o(a) seu(a) coordenador(a) de curso para verificar, dentre os estudos que deseja fazer na outra instituição, quais os que poderão ser convalidados – como componente curricular ou atividade complementar – de acordo com os critérios institucionais.
  • Em quaisquer dos programas de intercâmbio, as despesas com transporte, acomodação, alimentação ou outras taxas devidas para o uso de equipamentos universitários no período da mobilidade, ficam sob a responsabilidade do(a) estudante.
  • Não há pagamento de mensalidade em universidades que sejam conveniadas com a Bahiana, mas o número de vagas disponíveis é pré-definido no acordo, bem como a exigência do cumprimento das obrigações financeiras do(s) estudante(s) de intercâmbio com a sua instituição de origem, como citado anteriormente.
  • Nos programas para estudantes independentes, havendo taxa de inscrição e matrícula, estas eventuais taxas são de responsabilidade do(a) aluno(a), bem como as despesas independentes com transporte, acomodação, alimentação ou outras taxas devidas.
  • A depender do programa de mobilidade, a Bahiana concede uma bolsa de até 50% de desconto a partir da segunda mensalidade, não excedendo o período de 6 (seis) meses. Para isso, devem ser observados os critérios específicos para a graduação e a pós-graduação. Essa informação pode ser obtida também junto ao REAI.

 



Você ficou interessado(a) nos programas aqui citados?  Deseja mais informações ou quer esclarecer dúvidas?

Clique aqui para agendar o seu atendimento

Clique aqui para preencher a Ficha de Requerimento para Mobilidade Internacional, caso já tenha definido a instituição de seu interesse.