Serviços e Produtos

Serviços e Produtos

Sistema Integrado de Bibliotecas

Para a melhoria contínua de produtos e serviços, realiza-se o acompanhamento dos indicadores das devolutivas da CPA (Comissão Própria de Avaliação), os quais fornecem dados valiosos para direcionar ações estratégicas de melhoria.

ACESSO LIVRE À INTERNETO acesso à internet é via rede sem fio (EDURoam – Education Roaming), serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade.


ATENDIMENTO A COMUNIDADE EXTERNAA comunidade externa pode frequentar nossas unidades como visitante e utilizar o acervo para consulta e estudos no local, acesso a computadores com políticas específicas para pesquisa e estudo. A Gestão de acesso é realizada via cadastro no sistema, como leitor externo, sendo obrigatória a apresentação do comprovante de residência, RG e CPF.


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADONa perspectiva da educação inclusiva, oferecemos um atendimento educacional especializado, que possibilita o desenvolvimento de estratégias para dar condições ao aluno de interagir, comunicar e construir a sua aprendizagem de maneira autônoma, considerando as necessidades específicas, organização de recursos pedagógicos e de acessibilidade (física, informacional, digital) priorizando a equidade de condições, desenvolvimento da autonomia e promovendo a inclusão digital, educacional e social.


ATENDIMENTO A COMUNIDADE ACADÊMICAO atendimento envolve diversos serviços e atividades adaptando-se às novas demandas, tendências e inovações tecnológicas, buscando oferecer espaços mais dinâmicos e acolhedores para comunidade acadêmica.

EMPRÉSTIMO – Serviço de uso exclusivo dos alunos, professores e funcionários cadastrados, condicionado à apresentação da carteira de identificação estudantil ou do crachá de identificação funcional. A retirada não será permitida àquele que estiver em atraso na devolução de alguma publicação ou com multa pendente.
• Para alunos da graduação, pós-graduação e funcionários – até 02 volumes.
• Para professores e monitores – até 03 volumes.
• O tempo de permanência é de oito dias para o período letivo e de 15 dias durante as férias acadêmicas.
• O usuário que entregar o(s) título(s) antes da data de devolução estabelecida acumulará bônus, de acordo com a sua antecipação. A cada 30 bônus, será permitido o empréstimo adicional de um livro.

RENOVAÇÃO – As renovações podem ser realizadas de duas maneiras, presencial ou on-line, e sob as seguintes condições: 
• poderá ser realizada até a data estabelecida para devolução;
• on-line até 3 vezes, se não houver “reservas” para a mesma obra;
• presencial é ilimitada, se não houver “reservas” para a mesma obra. 

DEVOLUÇÃO – O material retirado por empréstimo deverá ser devolvido, única e exclusivamente, no balcão de empréstimo. Portanto, não serão considerados entregues aqueles que forem deixados nas mesas, balcões e estantes da Biblioteca. A devolução deverá ser feita sob as seguintes condições:
• deve ser efetuada na Biblioteca onde foi realizado o empréstimo do material e até a data de devolução prevista;
• material devolvido fora do prazo gera multa financeira por dia e por quantidade de livro.

RESERVA – O serviço obedece à ordem cronológica em que foram efetuadas as reservas.
• É facultada a reserva de títulos quando não houver exemplares disponíveis para empréstimo.
• Quando o livro estiver disponível, automaticamente é enviado um e-mail avisando.
• O livro reservado ficará disponível por 48 horas, a contar do horário de devolução na Biblioteca.
• A não retirada do livro pelo usuário no prazo, implica, automaticamente, no cancelamento da reserva.


TECNOLOGIA ASSISTIVA DOSVOX – Consiste na disponibilização de recurso computacional, com leitura de tela, baseado no uso intensivo de síntese de voz, interfaces adaptativas e programas integrados para auxiliar pessoas com deficiência visual, proporcionando autonomia, independência e qualidade de vida.

Teclado com letra expansiva preta – possui teclas ampliadas, destacadas em amarelo, e com letras pretas de elevado contraste visual. Foi projetado para atender pessoas com baixa visão, possibilitando ampliar as letras em até cinco vezes em relação ao teclado convencional para facilitar a visualização. 
Fone de ouvido para audiodescrição – recurso que possibilita a tradução de imagens em palavras. 
Mouse háptico – dispositivo que consiste em produzir uma interface com elementos vibradores que possam enviar informação ao usuário, dando a ele a capacidade de orientação espacial bidimensional e sinalização de objetos em um ambiente de interface de computador.
NVDA (No Visual Desktop Access) – é um software gratuito e de código aberto que atua como um leitor de tela. Ele permite que as pessoas com deficiência visual, como cegos, possam navegar e interagir com computadores que utilizam o Windows, acessando informações por meio de voz sintética ou em dispositivos Braille.
Plataforma ABBYY – o objetivo do software ABBYY FineReader é realizar o reconhecimento óptico de caracteres (OCR), transformando documentos digitalizados, documentos PDFs e arquivos de imagens, incluindo fotos digitais, em textos editáveis e pesquisáveis, com a finalidade de acesso aos documentos para as pessoas com deficiência visual.
Lupa retrátil com iluminação – recurso que possibilita a ampliação de textos e imagens para pessoas com baixa visão, tornando-os mais legíveis e acessíveis.


PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO USUÁRIO O programa visa promover o desenvolvimento das competências informacionais da comunidade acadêmica, aumentando a autonomia e a qualidade das pesquisas e atividades. 

Apresentação da Biblioteca – É realizada por uma visita guiada, com orientações sobre os espaços, serviços, regulamento e com a demonstração do acervo e das coleções. (especialmente para calouros). 
Orientação no uso de bases de dados e ferramentas – Treinamentos sobre as plataformas de pesquisa, como: Portal de Periódicos da Capes; Repositório Institucional; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).
Orientação no uso do gerenciamento de referências – Capacitação no uso de ferramentas que ajudam a organizar referências bibliográficas e a elaborar citações e referências. 
Orientação na elaboração e normalização de trabalhos técnico-científicos.
Orientação no uso de fontes e ferramentas on-line de acesso à informação.


CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO – A catalogação na publicação é o processo de descrever e catalogar uma obra (como um livro, tese) antes de sua publicação oficial. O objetivo principal é gerar uma ficha catalográfica, que contém informações bibliográficas essenciais, como autor, título, assunto, editora e ISBN, facilitando a identificação e recuperação da obra em bibliotecas e sistemas de informação. Essa ficha é incluída na publicação, no verso da página de rosto, e é um elemento importante para a organização e divulgação do material.  

EMPRÉSTIMOS ENTRE BIBLIOTECAS (EEB)É um serviço que permite solicitar o empréstimo de materiais bibliográficos que não estão disponíveis no acervo institucional, mas existem em outras bibliotecas parceiras ou com acordo de cooperação com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 


REPROGRAFIAServiço de cópia que possibilita a reprodução de pequenos trechos dos materiais bibliográficos disponíveis no setor de consulta, como auxílio às atividades de pesquisa. A sua utilização segue as determinações da Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/98), que garante ao autor o direito exclusivo de reproduzir e dispor de sua obra. A lei permite algumas exceções para a reprografia em bibliotecas: a reprodução de pequenos trechos de obras e a reprodução de obras em formatos acessíveis para pessoas com deficiência visual. 


SERVIÇO DE GUARDA-VOLUMESDestina-se, exclusivamente, à guarda de pertences dos usuários durante a sua permanência na Biblioteca. Para ter acesso, o usuário deve solicitar as chaves no Balcão de atendimento, cujo controle é informatizado pelo sistema IN-LOCKER. A chave é de responsabilidade do usuário e deve ficar em sua posse durante a permanência na Biblioteca, que não se responsabiliza por valores ou objetos lá deixados. Caso ocorra perda ou danos no cadeado, o usuário deverá fazer o ressarcimento do valor.


WEB TV INSTITUCIONAL É um canal de comunicação para transmitir informações, notícias, conteúdos educativos e institucionais para a comunidade acadêmica, englobando alunos, professores, funcionários e visitantes.


ESTAÇÃO MULTIMÍDIA – Microcomputadores com acesso à Internet e Intranet, para possibilitar consulta ao acervo da Biblioteca, pesquisa em Base de dados, Biblioteca virtual, Portal do Aluno, Portal de Periódicos etc.