Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde

Apresentação

Modalidade de pós-graduação stricto sensu proposta pela Portaria CAPES-MEC nº 080, de 16 de dezembro de 1998, posteriormente atualizada pela Portaria nº 17, de 28 de dezembro de 2009, da CAPES (Coordenação de Pessoal de Nível Superior). Com duração de 24 meses, o curso é voltado para estudantes graduados em curso superior que querem aprofundar seus estudos, com enfoque técnico e inovador.

O Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde apresenta um desenho organizacional que oferece aulas majoritariamente às sextas e aos sábados; um quadro de docentes com reconhecidas expertises em sua área de atuação; e uma estrutura curricular que contempla disciplinas teóricas e práticas (estas em contextos ambulatoriais), focalizando o desenvolvimento e a sistematização de tecnologias de cuidado, o aperfeiçoamento profissional, a potencialização e a criação de soluções inovadoras para a prevenção, o tratamento, a reabilitação, a promoção, o cuidado e a atenção à saúde na perspectiva mais ampliada, o que envolve a saúde mental e os processos de vivência psicossociais.

Com o propósito de capacitar profissionais qualificados para o exercício de uma prática ocupacional avançada e transformadora, o Mestrado Profissional de Psicologia e Intervenções em Saúde objetiva formar profissionais da psicologia e de áreas correlatas para realizar pesquisas aplicadas a processos de intervenção em clínica ampliada, ambulatorial e em contextos hospitalares. Nessa perspectiva, o curso propõe desenvolver tecnologias de cuidado e contemplar temas emergentes em psicologia e saúde, interligando o conhecimento teórico-metodológico com a sua aplicabilidade nos campos de atuação, investindo, assim, no fortalecimento da psicologia da saúde no Nordeste e no país.

Clique aqui e confira o regimento do programa.

Objetivos específicos:

- ampliar o repertório teórico-metodológico e científico para uma prática clínica em contextos de saúde;
- desenvolver capacidade crítica e autonomia no desenvolvimento de pesquisa aplicada aos contextos de prática em saúde;
- promover a formação de pesquisadores independentes, com conhecimentos amplos sobre diferentes processos de trabalho clínico e o seu potencial de produção científica;
- fomentar a articulação de profissionais e empresas com vocações complementares para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de cuidado em saúde.

Perfil do profissional a ser formado

Este programa tem por finalidade preparar psicólogas(os) e profissionais graduados na área de saúde e afins, para compreender e atuar em contextos de atenção à saúde de maneira reflexiva, crítica, com elevada competência técnica e ética.

O Mestrado Profissional objetiva o aperfeiçoamento profissional, em uma lógica que entrelaça competências atitudinais, técnicas e conceituais. Assim, organiza-se de forma a combinar com a teoria, a experiência, o ambiente e as capacidades individuais, considerando que a construção do saber fazer, no âmbito das práxis em saúde tem um caráter prático-social, ancorado em princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, a saber: universalidade, integralidade e equidade.

Áreas de Concentração

• Psicologia e Saúde

Concentra seus estudos no desenvolvimento de pesquisas e na identificação de problemas e soluções nos contextos de prática hospitalar, ambulatorial ou na atenção primária, envolvendo intervenções de abrangência clínica e de cuidado, sejam individuais ou coletivas, de forma a promover uma atuação profissional mais crítica, reflexiva e criativa no ambiente de trabalho. Para isso, ancora a sua estrutura em duas linhas de pesquisa: "Psicologia e Intervenções em Contexto Hospitalar" e "Práticas de Cuidado e Processos e Intervenções em Clínica Ampliada".

Linhas de pesquisa

LINHA 1

• Psicologia, Intervenções e Formação em Contexto Clínico Hospitalar

Desenvolve pesquisas e tecnologias de cuidado e formação em contextos hospitalares e clínicos, a partir de diferentes referenciais teórico-metodológicos na perspectiva interdisciplinar. Focaliza as vivências de sofrimento de pacientes, famílias, equipes e profissionais, estabelecendo diálogo com a psicologia hospitalar. Investe também na pesquisa e acompanhamento de distintos modos de qualificação profissional e suas relações com a saúde mental e os modos de viver contemporâneo.

LINHA 2

• Políticas Públicas e Interfaces do cuidado: práticas clínicas e psicossociais

Protagoniza a pesquisa e intervenção na perspectiva interprofissional em diversos contextos, com destaque para as políticas públicas, em perspectiva crítica acerca de processos de vulnerabilidade, exclusão, adoecimento e sofrimento psíquico, com diálogos interseccionais construídos a partir da psicologia social, filosofia, política e psicanálise. Desenvolve pesquisas e tecnologias de cuidado nos campos teóricos e de práxis da clínica ampliada, saúde mental e segurança pública.

LINHA 3

• Saúde, doença e vivencias de cronicidades nos ciclos de vidas

Desenvolve pesquisas, de natureza interdisciplinar, no campo do cuidado a pessoas em condições de existência marcada por doenças ou vivências crônicas com autismo, dor, deficiência intelectual, doenças genéticas, congênitas e raras, em diferentes etapas do desenvolvimento humano. Promove diálogos e debates com campo da psicologia, neurociência e psicanálise.