Palestra e oficinas marcam primeiro dia do XVII Fórum Pedagógico da Bahiana

Evento recebeu como convidados os professores Rogério de Almeida (USP) e Tiganá Santana (IHAC/UFBA).

"Livre pensar é só pensar". A frase do escritor e jornalista Millôr Fernandes foi a fonte inspiradora do XVII Fórum Pedagógico da Bahiana, que aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto, reunindo o corpo docente em um processo de imersão, por meio de encontros virtuais pela plataforma Zoom. As atividades contaram com a participação da reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani e da professora do curso de Odontologia e coordenadora do Núcleo Institucional de Desenvolvimento Docente – NIDD, Sandra Brasil, coordenadoras do evento, além da coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas Prof.ª Luiza Ribeiro.

A palestra de abertura "A arte de Pensar" foi proferida pelo prof. Rogério de Almeida, docente associado da Faculdade de Educação da USP, doutor em Educação e livre-docente em Cultura e Educação. A fala do professor convidado versou sobre o pensamento de Edgar Morin na construção do processo de como ensinar a pensar. Na sequência, os participantes foram divididos em grupos para a realização de uma oficina reflexiva sobre a arte de pensar. Os resultados foram discutidos com o professor Rogério de Almeida.
Sob a lente da cosmovisão, o professor adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC/UFBA), doutor em Letras (USP), bacharel em Filosofia (UFBA) e músico Tiganá Santana abordou uma nova perspectiva das ciências, deixando de lado o ideal antropocêntrico, abrindo espaço para a diversidade no âmbito da saúde. A sua palestra “Capoeira do Pensamento” abriu espaço para uma nova série de oficinas com os participantes no primeiro dia do XVII Fórum Pedagógico da Bahiana.

Confira como foi o segundo dia do evento.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública