Live discutiu escolha da área de saúde como profissão

Bate-papo contou com a participação da pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, Dra. Maria de Lourdes Freitas Gomes e da diretora do Instituto Couto Maia, Dra. Ceuci Nunes.

"Escolhendo a Área da Saúde" foi o tema da live em que a pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, Dra. Maria de Lourdes Freitas Gomes, recebeu a ex-aluna, professora adjunta do curso de Medicina da Bahiana e diretora do Instituto Couto Maia, Dra. Ceuci Nunes. Um ponto de destaque na fala das professoras foi a importância do trabalho desenvolvido de forma multidisciplinar na área da saúde. "As profissões de saúde são todas importantíssimas. Cada uma tem sua especificidade, mas todas estão baseadas no cuidar do outro ou no cuidar da população e esses conhecimentos se entrelaçam para o bem do paciente", declarou Dra. Ceuci Nunes.

Dra. Ceuci também contou sobre sua experiência à frente do Instituto Couto Maia, unidade de referência no tratamento da COVID-19, durante a pandemia. Ela ressaltou mais uma vez a importância da equipe multidisciplinar, nos diversos segmentos da saúde, tanto no tratamento da enfermidade em seu estágio agudo como no pós-covid, a exemplo dos fisioterapeutas e dos profissionais de educação física.

Ainda sobre a pandemia, a médica que é infectologista, chamou a atenção para a importância da vacinação e a manutenção dos protocolos de segurança de saúde como o uso de máscara, álcool em gel, o distanciamento social e reafirmou o decisivo papel do Sistema Único de Saúde, durante toda a pandemia.

"Uma última coisa que eu gostaria de dizer é que a gente fala muito na tecnologia, nos robôs substituindo, mas os profissionais da área de saúde serão os últimos a serem – se é que serão, eu acredito que não – substituídos por robôs porque a gente tem uma coisa que é a conversa, o acolhimento, o toque que nenhum robô vai nos substituir", declarou Dra. Ceuci Nunes.

Assista ao bate-papo na íntegra: