Pesquisa e Inovação

Bahiana lança periódico científico com enfoque inovador na área de neurociência

A Brain Imaging and Stimulation (BIS) é uma nova revista brasileira voltada para as áreas de imageamento cerebral e neuromodulação, sendo a terceira revista no mundo no último tópico.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em conjunto com a Rede de Núcleos de Assistência e Pesquisa em Neuromodulação (Rede NAPeN), acaba de lançar o periódico científico Brain Imaging and Stimulation (BIS), integrando o portal BAHIANA Journals, uma iniciativa inovadora no cenário científico brasileiro e mundial. A revista é voltada para estudos específicos sobre imageamento e estimulação cerebral, incluindo vários métodos de estudo da atividade cerebral, como a ressonância magnética estrutural e funcional, a espectroscopia do infravermelho próximo, a tomografia por emissão de pósitrons, a eletroencefalografia e muitas outras, além da neuromodulação invasiva e não invasiva. Segundo a Dra. Kátia Nunes Sá, coeditora da revista ao lado do Dr. Abrahão Fontes Baptista, "É a terceira revista no mundo na área de neuromodulação cerebral, ao lado da Brain Stimulation e da Neuromodulation: Technology at the Neural Interface da International Neuromodulation Society (INS). A publicação será totalmente em inglês e visa a um público interessado em compreender profundamente o cérebro humano e formas de potencializá-lo".

Além da publicação de artigos científicos, outro diferencial do periódico será a publicação de conteúdos em formatos de vídeos e infográficos. “A Brain Imaging and Stimulation (BIS) se aplica a uma ciência interdisciplinar por natureza, que é a neurociência. Profissionais de medicina, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, educação física, odontologia, terapia ocupacional, biologia, ciência da computação, física, matemática e outros segmentos que buscam se aprofundar no conhecimento sobre o funcionamento do cérebro e as diferentes formas de potencializar suas funções podem se interessar pela BIS", salienta Dra. Kátia Nunes Sá.

BisA revista não cobra taxa de submissão ou acesso aos seus conteúdos, sendo da modalidade Diamond Open Access, ou seja, totalmente subsidiada pela Bahiana e não por autores via taxas de processamento de artigos. Isto significa também que a publicação não possui conflitos de interesse mercadológicos, pois não precisa receber nenhum tipo de patrocínio da indústria, pelo fato de a Bahiana ser mantida por uma fundação sem fins lucrativos.

De acordo com o editor da BIS Dr. Abrahão Fontes Baptista, a Bahiana sai, mais uma vez, na frente quando se trata de ideias inovadoras em saúde: "A Bahiana tem uma linha de pesquisa em neurociências no seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e colabora com outros centros de referência em neurociências no Brasil. Pesquisadores dessas instituições perceberam a necessidade de um periódico que pudesse contemplar as áreas de neuroimagem e neuromodulação. Diante da lacuna identificada no tema, conciliou-se o desejo do grupo de pesquisadores do nosso programa de mestrado e doutorado com o centro de neurociências da Bahiana Saúde e a Rede NAPeN, que envolve diversas universidades brasileiras, como a Universidade Federal do ABC, a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal de Pernambuco. O corpo editorial possui pesquisadores com produção muito relevante na área tanto no Brasil como no exterior”.

Interessados em submeter conteúdos para avaliação e possível publicação na Brain Imaging and Stimulation (BIS) podem enviar o seu material por meio do endereço: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/brain/about/submissions.