Parcerias institucionais promovem intercâmbio acadêmico para discentes e docentes da Bahiana

Iniciativa promove a troca de conhecimentos científicos e culturais visando ao enriquecimento da formação profissional.

O Núcleo de Relacionamento Institucional e Internacionalização da Bahiana (REAI) vem promovendo uma série de ações visando à troca de conhecimentos entre docentes e discentes da instituição e de outras entidades educacionais e de pesquisa de outros países. Entre essas iniciativas está o intercâmbio acadêmico, realizado por meio de parceiras com instituições de ensino superior.

Milena PortugalA estudante do curso de Psicologia da Bahiana Milena Oitaven Osterne está, neste momento, residindo em Portugal, onde participa do programa de intercâmbio acadêmico na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Ela destaca como principais ganhos com a experiência a possibilidade de conhecer e vivenciar uma outra cultura. "Conhecer uma outra cultura e outra forma de investigar e atuar na psicologia sempre me despertaram curiosidade e fiquei muito feliz quando surgiu a oportunidade do intercâmbio e em uma faculdade de tanto prestígio. Estou no final do curso, e os componentes curriculares da Uporto apareceram como uma chance de enriquecer e complementar o meu currículo", declara. Ela conta que a universidade portuguesa oferece  muitas oportunidades de estudar diferentes temas em grupos de investigação, miniestágios, workshops, entre outras ações. "Além disso, não posso deixar de citar o crescimento pessoal de experenciar um intercâmbio, a chance de desenvolver habilidades, como a social, e a oportunidade de conhecer o Porto, sendo uma cidade acolhedora, com muitos universitários de diversas nacionalidades, e facilmente transitável. Ao retornar, espero poder compartilhar o conhecimento adquirido e agregá-lo à minha atuação profissional como psicóloga".

2 Montagem PortugalO intercâmbio proporcionado pelo REAI não se limita aos acadêmicos da graduação. Daniela Costa Moraes é professora do curso de Odontologia e doutoranda do Programa de Medicina e Saúde Humana da Bahiana. Atualmente, está cursando algumas disciplinas do programa de doutorado em Saúde Pública da Universidade do Porto (Portugal). "A experiência tem sido muito rica e desafiadora, afinal, estou tendo aulas em inglês, o que favorece o aprimoramento da língua, e estou entrando em contato com um conteúdo novo, que me possibilita adquirir novos conhecimentos, e que, provavelmente, irá me ajudar a ampliar minha atuação como docente na Bahiana".

Outros estudantes também estão participando de programas em universidades no Canadá. Para saber mais sobre o intercâmbio acadêmico da Bahiana, confira aqui.