Notícias

Notícias

Palestra sobre Ayurveda integra programação do II Maio das PICS

O encontro telepresencial será transmitido ao vivo pelo canal da Bahiana no YouTube.

compartilhe

Para celebrar a aprovação da Política Nacional de PICS (PNPIC), a Rede PICS Bahia, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com a Bahiana e outras entidades públicas e privadas, realizará o II Maio das PICS, no período de 23 a 28 de maio, com atividades presenciais e remotas, em diversos municípios da Bahia. A programação traz como destaque no dia 24 de maio, às 19h, a palestra "O lugar da Ayurveda no Sistema de Saúde Atual", com o médico e terapeuta ayurvédico Dr. José Ruguê Ribeiro Júnior e mediação da pró-reitora de Extensão da Bahiana, prof.ª Carolina Pedroza de Carvalho Garcia, e da professora Regina Puja Kinzer. A palestra será transmitida ao vivo, pelo canal oficial da instituição no YouTube.

Ao lado de práticas, como terapia comunitária integrativa, Yoga, apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar e a cromoterapia, a Ayurveda pode estar presente em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, prioritariamente na Atenção Primária, com grande potencial de atuação. Uma das abordagens desse campo é a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. As indicações são embasadas no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.

Sobre o palestrante
Dr. José Ruguê Ribeiro Júnior é médico formado, desde 1981, em Medicina, pela Universidade Federal de Uberlândia, e especialista em Terapia Intensiva, pela AMIB, em 1985. Foi chefe da UTI do Hospital Santa Genoveva de Uberlândia, de 1985 a 1999, e diretor clínico desse Hospital por vários anos. Atualmente, é presidente da Fundação Sri Vájera e da Clínica Ayurvédica Kalayasa e diretor dos cursos promovidos pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya. Diretor da Escola Yoga Brahma Vidyalaya – ministrando cursos de formação em Ayurveda, professor de Yoga e Suddha Raja Yoga no Suddha Sabha, em Araguari e em várias partes do mundo. É presidente da Fundação Sri Vájera, mantenedora dos cursos e de atividades em prol da disseminação da Sabedoria Perene e atividades assistenciais em saúde e educação, e é presidente também do Movimento Mundial de Ayurveda, com sede em Milão – Itália, além de pesquisador de plantas medicinais e pesquisador associado a universidades da Índia, como Patanjali Yoga College e Tilak University – Pune.


Card com a foto do Dr. José Ruguê Ribeiro Júnior, com seu nome em um box rosa, acompanhado do texto "Médico Ayurveda". No canto superior esquerdo, temos a marca do evento II Maio das PICS – Florescer nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Abaixo, temos os textos "Palestra O lugar do Ayurveda no sistema de saúde atual", "24|maio às 19h", "grátis" e "Acompanhe ao vivo YouTube: /EscolaBahiana". Ao lado, temos o texto "Moderadores: Carolina Pedroza de Carvalho Garcia e Regina Puja Kinzer". O rodapé do card possui marcas de várias instituições que apoiam o evento e, entre elas, está a marca da Bahiana.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS