Notícias

Notícias

Bahiana realiza palestra acerca da pluralidade dos entendimentos sobre os determinantes de saúde

Evento marcou início da parceria com a Fundação Maria Emília Pedreira Freire de Carvalho (FME).

compartilhe

Uma manhã em prol da aplicabilidade da ciência com solidariedade e de forma responsável. Assim foi o encontro "Olhares Plurais sobre os Determinantes em Saúde", que aconteceu na última sexta-feira, 27 de maio, no Campus Brotas. A programação contou com as falas dos professores Dr. Luís Cláudio Correia, coordenador do Centro de Medicina Baseada em Evidências da Bahiana, e da professora Dra. Mônica Daltro, coordenadora do Programa de Mestrado em Psicologias e Intervenções em Saúde. A atividade, que aconteceu em formato híbrido (presencial e on-line, via plataforma Zoom) foi uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana.

A ocasião também oficializou a parceria com a Fundação Maria Emília Pedreira Freire de Carvalho (FME), uma entidade sem fins lucrativos que tem por missão fomentar, gerar e disseminar conhecimentos e tecnologias de educação e saúde em impacto social. A entidade esteve representada pela sua gerente executiva, Thamile Accioly. Junto à Bahiana, a FME irá fomentar um projeto em âmbito internacional, para o financiamento de bolsas de mestrado em saúde pública e pesquisas científicas.

Palestras
Entre os principais que perfazem os indicadores de saúde, o médico e professor da Bahiana Luís Cláudio Correia trouxe para os presentes o indicador de que os cuidados médicos com a saúde perfazem um índice de 30% e que os demais são determinantes biopsicossociais que vão desde a classe econômica à raça e cor da pele. Por sua vez, Mônica Daltro chamou a atenção para a quebra do pacto civilizatório na medida em que os elementos que compõem uma sociedade estão cada vez mais individualistas, em um sistema que estimula a competitividade. "Na construção de um pacto civilizatório, precisamos ceder, um pouco, o espaço para o outro, a fim de que o coletivo seja preservado", declarou em sua fala.

 

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

NOTÍCIAS RELACIONADAS