Notícias

Notícias

Bahiana celebra mês do Orgulho LGBTQI+

IV Simpósio Sobre Cuidados em Saúde com a População LGBTQI+ reuniu especialistas no tema, em live, no YouTube.

compartilhe

Na data de 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+, levando instituições públicas e privadas e a sociedade civil organizada a realizarem atividades de educação e conscientização durante todo o mês de junho. A Bahiana, com a sua característica ativista, inclusiva e solidária, abriu o mês com o IV Simpósio Sobre Cuidados em Saúde com a População LGBTQI+, realizado no dia 2 de junho, por meio de uma transmissão on-line, em seu canal no YouTube. O simpósio está na sua 4ª edição, idealizado e coordenado pelos professores, Ricardo Silva e Marlene Barreto, sendo uma iniciativa do componente curricular Saúde Coletiva III, do curso de Odontologia, que abrange os estudantes do 7º semestre, além de ser aberto a toda a comunidade acadêmica.

O evento trouxe, este ano, o tema "Sua formação capacita você para cuidar dos indivíduos em suas particularidades?", abarcando uma programação com palestrantes convidados, entre médicos, psicólogos, ativistas e profissionais da saúde que trabalham e desenvolvem pesquisas relacionadas ao cuidado com a comunidade LGBTQI+.

"Esse simpósio nasce com um tema que transversaliza todo o nosso conteúdo. Então, além da temática apresentada hoje, no semestre passado, nós discutimos Bioética e o Consumo de Substâncias Psicoativas. Fazemos isso porque entendemos que são temas ainda carregados de preconceitos e estereótipos e que precisam ser amplamente discutidos por profissionais da saúde", explicou a professora Marlene Barreto.

“No país que mais mata pessoas LGBTQI+ no mundo, precisamos tornar os ambientes da saúde em um diferencial de acolhimento, respeito e exercício da cidadania para que essas vulnerabilidades sejam diminuídas e as políticas públicas, implantadas no país, há muito tempo, sejam cumpridas”, relatou o professor Ricardo Silva.

Assista ao Simpósio:

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS