Pesquisa e Inovação

Trabalho do CAAP recebe prêmio no mais importante evento científico internacional da área das disfunções pélvicas

Premiação será realizada no dia 10 de setembro, em Viena, Áustria.

O trabalho "Luz de led no tratamento para a síndrome geniturinária de menopausa em mulheres sobreviventes do câncer de mama", desenvolvido pelo núcleo de pesquisas do Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico – CAAP, ligado à Bahiana, foi premiado na categoria Tratamento Conservador (não invasivo) no International Continence Society – ICS 2022, mais importante evento científico internacional da área de problemas pélvicos, que acontece de 7 a 10 de setembro, em Viena, Áustria. O prêmio será entregue no dia 10 de setembro, na cerimônia de encerramento do evento.

O trabalho, que será apresentado no dia 8 de setembro, é fruto do doutorado em Medicina e Saúde Humana da Bahiana, de autoria da acadêmica Daniela Barros, médica oncologista, integrante do CAAP. Por se tratar de um ensaio clínico randomizado, o estudo também envolveu fisioterapeutas, ginecologista, estudantes de mestrado, doutorado e dos cursos de Medicina e Fisioterapia da Bahiana, além de alunos bolsistas do CNPq, da Fapesb, do PIBIC e do PIBIC júnior (ensino médio), todos integrantes do CAAP.  Outros três trabalhos produzidos pelo Centro também foram selecionados e serão apresentados no ICS 2022.

O aparelho de Luz de Led foi desenvolvido pela prof.ª Dra. Patrícia Lordêlo, em parceria com a Dra. Mariana Robatto e a doutoranda Maria Clara Pavie, e patenteado pela Bahiana. A construção desse avanço contou com a parceria de entidades da indústria. Segundo a fundadora e coordenadora do CAAP e professora da graduação e do Doutorado de Medicina e Saúde Humana da Bahiana, Dra. Patrícia Lordêlo, “a conquista do prêmio é resultado da união de um grupo que trabalha a fim de oferecer o melhor tratamento aos pacientes. Para esse sucesso, contamos com a junção de várias forças, unimos a academia e a indústria para a produção desse aparelho que hoje já é comercializado pela empresa DGM Eletrônica".