Notícias

Notícias

PAES realiza evento para destacar o Setembro Amarelo

Evento trouxe como tema “Prevenir é viver a beleza de ser um eterno aprendiz”.

compartilhe

O PAES (Programa de Ações e Estudos sobre o Suicídio), do curso de Psicologia da Bahiana, realizou, no dia 28 de setembro, o evento "Setembro Amarelo – Prevenir é viver a beleza de ser um eterno aprendiz", em destaque ao mês de prevenção ao suicídio. A abertura do encontro, que ocorreu de forma virtual pelo YouTube da Bahiana, ficou por conta das palavras de saudação da coordenadora do PAES e professora do curso de Psicologia da Bahiana, Aicil Franco. "Temos tentado dar um tom mais leve quando falamos de suicídio, mas temos também tentado falar bastante sobre a prevenção", explicou a professora a respeito da escolha do tema para o encontro deste ano.

Sob a coordenação da professora Maria Ivanna Amado Guerra, os trabalhos foram iniciados com a palestra "Fios para tecer uma vida plena", apresentada pela professora Marta Vanessa Oliveira. A mesa-redonda que deu segmento à programação trouxe a apresentação da professora Maria Ivanna sobre as ações do PAES. A palestrante seguinte foi a coordenadora do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP), prof.ª Angélica Mendes, mostrando um pouco da trajetória do núcleo em seus mais de 20 anos de atuação. A terceira fala da mesa foi da aluna do curso de Psicologia Conceição Mendes, que apresentou a sua experiência como voluntária no Centro de Valorização da Vida (CVV).

A palestra final ficou por conta do professor convidado Alexandre Coimbra Amaral, que chamou a atenção para os fatores multifatoriais que acarretam o ato suicida. "O suicídio é essa convocatória para nós refletirmos como temos vivido; e como temos vivido de uma forma individualista que, muitas vezes, não consegue perceber o sofrimento de quem está ao lado, que não consegue, muitas vezes, desenvolver instrumentos úteis para apoiar esse imenso sofrimento que é ‘Eu não sei o que fazer da minha vida’".


NOTÍCIAS RELACIONADAS