Bahiana por um Dia recebe estudantes do Colégio Salesiano

Atividade proporciona troca de conhecimentos entre docentes, discentes da Bahiana e estudantes visitantes.

O Campus Cabula recebeu, na tarde da última quarta-feira (17/05) a visita de 20 estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Salesiano que participaram do Bahiana por um Dia. O programa é uma inciativa do Núcleo de Relacionamento Institucional (Relaci) da Bahiana, que busca apoiar os trabalhos de orientação profissional de escolas do ensino médio, proporcionando aos estudantes informações sobre os cursos de graduação e o contato com o ambiente acadêmico da instituição.

A visita é realizada por meio de um circuito que percorre os ambientes onde cada curso desenvolve suas atividades. A primeira parada foi no Laboratório de Microscopia, com a demonstração da tipagem sanguínea, coordenada pela biomédica líder Emily Figueiredo. O processo de vacinação foi o tema do curso Enfermagem, cuja atividade foi orientada pela prof.ª Ana Shirley e o curso de Educação Física foi apresentado pelo professor Roque Sanches, no Laboratório em Ciências do Esporte. A professora do curso de Fisioterapia, Rachel Trinchão, apresentou o Laboratório de Habilidades e falou sobre a profissão. O grupo também visitou o Centro Odontológico da Bahiana, conduzido pela gestora da unidade, Lísia Oliveira. A atividade Mitos e Verdades sobre a Psicologia possibilitou um debate acerca de profissão, que foi coordenado pela professora Amanda Gama. A visita foi encerrada com a apresentação do Laboratório Morfofuncional, sob a coordenação de acadêmicos monitores do curso de Medicina.

Durante a visita, o que mais chamou a atenção do aluno visitante, Hélio Magalhães, foi a estrutura que considerou excepcional. "Eu tenho vontade de fazer Odontologia e com essa visita esse desejo se reafirmou". Para o acadêmico do 3º semestre de Medicina e monitor do Grupo de Ciências Morfofuncionais Intercursos (GCMI), João Gabriel Santana, participar do Bahiana por um Dia contribui no seu processo de formação como médico. "O processo de dar aula, de forma geral, é extremamente importante, principalmente para a consolidação dos conteúdos que a gente aprende. Existe uma grande diferença do aprendizado em sala de aula, como aluno, e precisar aprender um conteúdo em um nível suficiente para dar uma aula, é uma experiência interessante".

Estudantes do Colégio Salesiano do Salvador participam do programa Bahiana por um dia.