Bahiana realiza VI Jornada de Psicologia

Encontro discutiu a extensão acadêmica na formação em Psicologia.

Após três anos em formato remoto devido à pandemia, a Jornada de Psicologia retomou o seu modelo presencial, celebrando a sua 6ª edição com o tema “Formação em Psicologia: interface entre ensino e extensão”, no dia 28 de agosto, no Campus Cabula. Lotaram o Auditório 2, estudantes, professores e convidados para um encontro iniciado com a poesia do estudante de Psicologia Gabriel Nabuco.

A programação acadêmica teve início com a apresentação da conferência “Formação em Saúde e Extensão: potencialidades e desafios”, proferida pela pró-reitora de Extensão da Bahiana, prof.ª Dra. Carolina Pedroza. Em sua fala, a docente ressaltou o momento de inclusão da extensão no currículo acadêmico da Bahiana que, no caso do curso de Psicologia, corresponde a um total de 450 horas. “Nosso compromisso, como profissionais de saúde, é com as pessoas em suas realidades”, pontuou a pró-reitora.

O programa da jornada seguiu com um painel com estudantes egressas do curso de Psicologia da Bahiana que compartilharam experiências em atividades de extensão. Segundo a coordenadora do curso de graduação, prof.ª Dra. Sylvia Barreto, a trajetória da jornada de Psicologia já possibilitou uma série de discussões no que tange à formação profissional dos alunos, já tendo abarcado o ensino e a pesquisa. “Entendemos que, dentro do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, estava faltando discutir a Extensão, que culminou com todo o nosso movimento institucional de curricularização da extensão, definindo a temática deste ano”, explicou.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública