Notícias

Notícias

Dia do Psicólogo ganha celebração especial na Bahiana

Data foi marcada pela VIII Jornada de Psicologia da Bahiana, na qual foram celebrados os 25 anos do curso e os 25 anos do NAPP.

compartilhe

"Meu sentimento aqui, hoje, na Bahiana, nesse evento de tanto afeto e celebração, onde foi possível ouvir a voz que vem do coração de tantas pessoas, é de muita esperança no futuro. A música tem uma conexão direta com a psicologia. A música, a arte, a ciência... Tudo isso causa essa transformação social nas pessoas, e é preciso humanizar cada vez mais o mundo. Estamos aqui como agentes transformadores, então fiquei muito tocada de ouvir e abrir um pouco meu coração, contar a história de nossa vida, porque está tudo aqui, na nossa mente.” O depoimento emotivo de LanLan, percursionista que participou como convidada da VIII Jornada de Psicologia da Bahiana, marcou a manhã de celebração, na qual foram comemorados os 25 anos do curso de Psicologia, 25 anos do Núcleo de Atenção Psicopedagógica e o Agosto das Artes. O evento aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 27 de agosto, data em que também foi celebrado o Dia da(o) Psicóloga(o).

A programação foi aberta com as palavras da coordenadora do curso, Sylvia Barreto, que ressaltou que o curso foi amadurecendo ao longo do tempo. “Entendemos que o atravessamento científico contempla a diversidade para a percepção dos pertencimentos coletivos e as diferenças para a compreensão das expressões singulares. Nosso objetivo é formar psicólogas e psicólogos a partir de valores éticos, morais e humanistas. Cidadãos que atuem como agentes transformadores para uma sociedade mais democrática, trabalhando nas dimensões psicossocial, institucional, comunitária, sonhando, inclusive, com oportunidades que diferenciem a equidade da igualdade na prática”, declarou.  Também marcou presença no evento, o Coral Canta Bahiana, que completou a celebração comemorando os seus 15 anos de existência. Na ocasião, foram homenageadas as professoras que integraram o quadro docente da primeira turma de Psicologia, formada em 2004, com destaque para a primeira coordenadora do curso, prof.ª Rosália Correia, que tomou a palavra para homenagear o centenário do Professor Humberto de Castro Lima, contando a sua experiência ao lado do então coordenador geral da Bahiana.

A participação especial da percursionista LanLan e de sua esposa, a atriz Nanda Costa, foi o clímax do evento. Em uma mesa-redonda com Luiza Ribeiro, diretora artística e Cultural da Bahiana, e Sylvia Barreto, elas falaram de suas experiências e de como a psicologia aliada à arte permeou suas vidas em momentos de enfrentamento. "Estou muito emocionada de estar aqui e ver tantos jovens com esperança no olhar, pensando no futuro. E eu, que já conto com esse suporte da psicologia há tanto tempo na minha vida, fico muito feliz de ver novos psicólogos surgindo para ajudar essa humanidade que está precisando muito, esse mundo que está tão difícil de suportar... E vendo esses jovens e esses professores tão sensíveis, foi tão gostoso, tão humano, tanta troca... Isso é tão vida pulsante. É isso que me move, me transforma. Hoje foi um dia muito especial, vai ficar no meu coração. Estou encantada com a Bahiana! Me deu até vontade de estudar psicologia aqui", declarou Nanda Costa.

VIII Jornada De Psicologia

VIII Jornada De Psicologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS