Sobre a Mantenedora

Sobre a Mantenedora


A Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – FBDC é uma instituição de direito privado, sem fins econômicos e de caráter educacional, cultural, científico e assistencial. Tem por objetivo principal “o ensino, a pesquisa e a extensão dos conhecimentos e serviços próprios da área da saúde, das ciências em geral e da cultura para atender à comunidade”.

Foi criada em 1952, por um grupo de lideranças médicas e membros da sociedade civil, com o propósito de organizar e manter uma escola médica: a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Hoje, a instituição oferece vários cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, além de cursos e atividades de extensão. A pesquisa também é estimulada com o objetivo de produção de conhecimento, desenvolvimento e transferência de novas tecnologias, proteção de conhecimento científico e tecnológico com registro de propriedade intelectual, disseminando a cultura do empreendedorismo, da propriedade intelectual e da inovação.

Em seus ambulatórios docente-assistenciais, presta serviços de saúde à população, consolidando-se, ao longo dos anos, como uma referência em ensino superior no Norte/Nordeste e uma das melhores escolas de saúde do Brasil.


COORDENADORA GERAL
Prof.ª Maria Luisa Carvalho Soliani

CONSELHO DE CURADORES
Presidente
Ademário Galvão Spínola

Vice-Presidente
Maria Thereza Oliva Marcílio de Souza

Diretor Executivo
Jacques Saidi Salah

Tesoureiro
Luiz Fernando Campos Magalhães

Secretária Geral
Débora Maria da Cruz Guimarães

Almério de Souza Machado
Antônio Luiz Matheus Biscaia
Cláudia Giudice
Maria de Fátima Dias Costa
Ricardo Castro
Rosemilda Mendes Lima

CONSELHO FISCAL
Titulares
Dra. Aidil Brito Araújo
Dr. Aurino Lacerda Gusmão
Prof.ª Marina Araújo


Suplentes
Ana Maria Silva Galvão Castro
Ângela Maria Tavares Chaves