Sobre a Mantenedora

Sobre a Mantenedora


A Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências – FBDC é uma instituição de direito privado, sem fins econômicos e de caráter educacional, cultural, científico e assistencial. Tem por objetivo principal “o ensino, a pesquisa e a extensão dos conhecimentos e serviços próprios da área da saúde, das ciências em geral e da cultura para atender à comunidade”.

Foi criada em 1952, por um grupo de lideranças médicas e membros da sociedade civil, com o propósito de organizar e manter uma escola médica: a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Hoje, a instituição oferece vários cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, além de cursos e atividades de extensão. A pesquisa também é estimulada com o objetivo de produção de conhecimento, desenvolvimento e transferência de novas tecnologias, proteção de conhecimento científico e tecnológico com registro de propriedade intelectual, disseminando a cultura do empreendedorismo, da propriedade intelectual e da inovação.

Em seus ambulatórios docente-assistenciais, presta serviços de saúde à população, consolidando-se, ao longo dos anos, como uma referência em ensino superior no Norte/Nordeste e uma das melhores escolas de saúde do Brasil.


REITORIA
Reitora
Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani

Vice-reitor
Dr. Humberto de Castro Lima Filho 


COORDENADORA GERAL
Prof.ª Maria Luisa Carvalho Soliani


CONSELHO DE CURADORES
Presidente
Ademário Galvão Spínola

Vice-presidente
Maria Thereza Oliva Marcílio de Souza

Diretor Executivo
Luiz Fernando Campos Magalhães

Tesoureira
Débora Maria da Cruz Guimarães

Secretária Geral
Rosemilda Mendes Lima

Almério de Souza Machado
Antônio Luiz Matheus Biscaia
Cláudia Giudice de Menezes
Heliana Guimarães Diniz
Maria de Fátima Dias Costa
Ricardo Castro


CONSELHO FISCAL
Titulares
Dra. Aidil Brito Araújo
Dr. Aurino Lacerda Gusmão
Prof.ª Marina Araújo


Suplentes
Ana Maria Silva Galvão Castro
Ângela Maria Tavares Chaves