Notícias

Notícias

XXI MCC: Tenda Educação Popular em Saúde faz homenagem ao educador Paulo Freire

Encontro fomentou a importância da cosmovisão dos povos originários e tradicionais do Brasil.

compartilhe

Assim como na edição anterior, a MCC contou com a Tenda Educação Popular em Saúde, que este ano homenageou o educador Paulo Freire pela passagem de seu centenário. Toda a programação foi transmitida ao vivo, pelo canal oficial da Bahiana no YouTube, na tarde do dia 1º de outubro, e foi iniciada com a apresentação da exposição virtual “Seu corpo é natureza”, da pintora e ilustradora indígena Wanessa Ribeiro.

O programa teve continuidade com a Roda de Conversa “Saúde Planetária: (re)conexões e diálogos a partir da cosmovisão dos diversos povos originários e tradicionais do Brasil” que contou com os participantes convidados: Eliete Paraguassu – marisqueira, quilombola de Ilha de Maré, militante do Movimento dos Pescadores, da Articulação Nacional das Pescadoras e assessora parlamentar do Pretas por Salvador;  Aluízio de Azevedo – cigano calon,  jornalista, mestre em Educação e doutor em Informação, Comunicação e Saúde; Lourivaldo Kalunga – quilombola, biólogo, pesquisador, agricultor, mestre em Desenvolvimento Sustentável; Edielson Barbosa dos Santos – quilombola, militante do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil, membro da coordenação estadual e nacional representando a Articulação da Juventude Pesqueira  e Ubiraci Pataxó - terapeuta indígena, educador, aprendiz, Pajé e pesquisador (UFSB). A atividade teve como mediadora Flávia Conde Cabral e Dias, mestra em Saúde Coletiva, participante do Movimento de Educação Popular em Saúde – Bahia.

O encontro foi finalizado com um debate com os convidados e professoras da instituição. "Este evento é apenas uma provocação. Se quisermos preservar a vida planetária, temos que incluir a diversidade de saberes em nossos currículos. Precisamos ampliar nossa visão de mundo", declarou prof.ª Lígia Villas Bôas Supervisora do Núcleo de Desenvolvimento Docente (NIDD) da Bahiana e cocoordenadora da XXI MCC.

Confira:
1º dia da XXI MCC:


Tenda Educação Popular em Saúde: 


2º dia da XXI MCC:


NOTÍCIAS RELACIONADAS