Grupo de pesquisa realiza ação pela passagem do Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Com a participação de discentes da graduação e pós-graduação, atividade envolveu pacientes e usuários do ADAB.

O Grupo de Pesquisa Comportamento Motor e Reabilitação Neurofuncional, vinculado à Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, realizou, nos dias 27 e 29 de outubro, uma atividade com pacientes do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB) pela passagem do Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), celebrado na data de 29 de outubro. O AVC é a segunda maior causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade.

A iniciativa multidisciplinar contou com a participação dos alunos da graduação vinculados ao grupo de pesquisa e integrantes da Iniciação Científica (cursos de Fisioterapia e Medicina), além de discentes pós-graduandos do Mestrado em Tecnologias e Saúde e Doutorado em Medicina e Saúde Humana. A ação contou com o apoio da Rede Brasil AVC, que forneceu o material informativo utilizado na campanha, e parceria do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória da Bahiana (GEPFIR), coordenado pela professora Cristiane Dias.

Os fisioterapeutas Mayra Castro, Marina Makhoul, Iara Maso, Carla Ferreira, Viviane Brenneisen, Maria Eduarda Carvalho e Cláudia Furtado, voluntários especializados em Reabilitação Neurofuncional, realizaram intervenções específicas para os indivíduos pós-AVC, distribuídos em horários previamente agendados. Os pacientes foram avaliados e estimulados com a facilitação do desempenho funcional nas diferentes atividades e foram orientados quanto à prevenção das complicações secundárias nos diferentes sistemas e ocorrência de um novo evento de AVC.

Segundo a professora do curso de Fisioterapia e coordenadora do grupo de pesquisa, Élen Beatriz Carneiro Pinto, na atividade que integra ensino, pesquisa e extensão, foi fomentada uma devolutiva direta para a comunidade, em especial, para os pacientes que sofreram AVC e que participam dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo. "Uma excelente experiência multidisciplinar para os envolvidos, que tiveram a oportunidade do aprendizado prático em ações educativas em saúde e reabilitação neurofuncional", declarou a docente.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública