Grupo de intercambistas da Colômbia realiza workshop sobre Salutogênese

Atividade integra parceria entre Bahiana e Universidade Juan N. Corpas.

A troca de experiências entre estudantes e professores é uma parte importante da formação acadêmica. Essa premissa torna-se ainda mais adensada quando a troca é realizada entre grupos de nacionalidades diferentes. Pensando nisso, a Bahiana, por meio de seu Núcleo de Relacionamento Acadêmico Internacional e de Internacionalização (REAI), está recebendo, entre os dias 31 de outubro e 10 de novembro, um grupo de estudantes e uma professora do curso de Medicina da Universidade Juan N. Corpas (Colômbia) para diversas atividades acadêmicas. No último dia 5 de novembro, a professora colombiana Daniela Arango realizou um workshop sobre salutogênese, estudo que vem desenvolvendo em sua instituição.

Segundo ela, a salutogênese é um conceito que foca na saúde e não nas enfermidades: “Estamos trazendo para a Bahiana um estudo sobre a salutogênese e a construção de um mapa de ativos para entender as ações que as comunidades fazem em seu dia a dia em termos de alimentação, para a construção de políticas públicas e intervenções nutricionais”. Ela conta que, a maioria das faculdades e dos cursos de saúde no mundo focam na enfermidade e não na saúde. “O que queremos na Corpas é ampliar essa visão e pensar mais em saúde do que na enfermidade, porque a saúde é um importante objeto de pesquisa”, declara Daniela.

Bianca Saenz, estudante do 7º semestre da Universidade Juan N. Corpas, pontua a hospitalidade como um destaque em sua vivência na Bahiana: “Tantos os estudantes como os professores e todas as pessoas de funções administrativas da Bahiana são muito amáveis. Acredito que a comunicação entre o espanhol e o português está sendo muito gratificante e vale a pena todo o recurso investido nessa iniciativa”.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública