Pesquisa e Inovação

Pesquisa e Inovação

XI Fórum de pesquisadores marca início da XXI MCC

Apresentação de tecnologias desenvolvidas por meio de pesquisas realizadas na instituição foi destaque no evento.

compartilhe

Como parte integrante da XXI Mostra Científica e Cultural da Bahiana, foi realizado, na manhã de 1º de outubro, de forma virtual, por meio de uma sala na plataforma Zoom, o XIX Fórum de Pesquisadores da Bahiana. Com o painel "A Ciência como agente de desenvolvimento da sociedade: o que é que a BAHIANA tem?", os pesquisadores e docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana Luís Cláudio Correia, Patrícia Lordêlo e Nara Cortês apresentaram soluções tecnológicas, fruto de pesquisas realizadas com o apoio da instituição. O painel também contou com a apresentação do professor Vinícius Dias, diretor da ALGETEC – Soluções Tecnológicas para Ensino e Aprendizagem, parceira da Bahiana.


A mesa foi mediada pelo diretor de Inovação da Fapesb e docente da Bahiana, prof. Handerson Leite, ao lado dos coordenadores dos programas de Mestrado em Psicologia e Intervenções em Saúde, prof.ª Mônica Daltro, em Medicina e Tecnologias em Saúde, prof. Marcos Almeida e de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana, prof.ª Ana Marice Ladeia.


Participaram do fórum a reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu, prof. Atson Fernandes e a pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, Maria de Lourdes Freitas Gomes, além de representantes das secretarias estaduais de Educação e de Ciência de Tecnologia. Em sua fala, a Dra. Maria Luisa ressaltou a importância de desenvolver uma ciência voltada para a população. "Devemos fazer uma ciência com honestidade, visando ao bem comum, o bem para a comunidade, o bem para o país", declarou Soliani.


Durante o evento, também foram distribuídos os prêmios Professor Humberto Castro Lima ao docente pesquisador do ano, concedido ao prof. Bruno Bezerril, coordenador do Centro de Pesquisa Clínica da Bahiana, vinculado à Bahiana Saúde e aos Grupos de Pesquisa do ano, logrado ao Grupo de Pesquisa Psicologia, Diversidade e Saúde, coordenado pelas professoras Marilda Castelar e Mônica Daltro. Também recebeu a premiação, como Grupo de Pesquisa Novo, o Grupo de Pesquisa International Center of Clinical Sleep Medicine and Research, liderado pela professora Iza Cristina Salles de Castro.

 

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

NOTÍCIAS RELACIONADAS